terça-feira, 31 de março de 2009

Recorte, Colagem, Simetrias, Lateralidade

Aproveitando os fantástico catálogos da Beneton fizemos um trabalho muito divertido e que ao mesmo tempo desenvolve inúmeras competências: motricidade fina, lateralidade, concentração...
Cortámos imagens de rostos em várias partes e depois foi quase como fazer um puzzle, montámos tudo, colámos numa folha e ainda fizemos uma moldura.


O resultado está fantástico. Podem espreitar na nossa sala!!!

Temos de agradecer à amiga Vera e aos seus meninos, afinal foram eles que partilharam esta ideia e este trabalho connosco. Nós gostámos tanto, que também quisemos experimentar. Não estão lindos?

segunda-feira, 30 de março de 2009

Jogo da Macaca

A tia Lena ensinou-os a jogar ao jogo da macaca e eles adoraram:


Mais um jogo cheio de regras que rapidamente foram apreendidas (alguns já as conheciam). Uma tarde cheia de diversão em que todos saltitaram pelos números da macaca, desenvolvendo não só a motricidade global, como a pontaria, a motricidade fina, o saber perder/ganhar, a cooperação....

Obrigada Tia Lena, de certeza que vamos voltar a utilizar este jogo que trouxeste para a nossa escola!


sexta-feira, 27 de março de 2009

Mais uma visita

À tarde tivemos mais uma visita: o pai da Patrícia veio cá à nossa sala ensinar-nos a fazer uns deliciosos brigadeiros. São mesmo mesmo fantásticos. Adorámos!!!!

Seguimos a receita, conforme o pai da Patrícia trouxe, e seguimos os seus conselhos para que saísse tudo no ponto.

Fizemos as bolinhas (com a massa arrefecida) e passámo-las pelo chocolate granulado para ficarem com o melhor aspecto possível...

Ao lanche pudemos provar esta iguaria que estava maravilhosa.


Aqui fica a receita para os mais aventureiros e dedicados à culinária. Para ver melhor é só clicar na imagem.


Obrigada Filipe!!!

Um dia cheio de visitas

Logo de manhã tivemos a fantástica visita da mãe do Pedro Moita que nos veio explicar a importância da sua profissão: tradutora. Para além disso explicou-nos a origem das línguas, como comunicavam as pessoas antes de saberem falar. Mostrou-nos como se aprendem hoje em dia as diferentes línguas: Há tradutores automáticos, há dicionários, aprende-se a cantar ou tem-se aulas e há ainda as pessoas que são tradutoras de profissão como a Carla!


No final fizemos um pequenino teatro entre cavaleiros, princesas e uma tribo africana da Zâmbia que apesar de se vestir e comportar de modo estranho, mais não queria do que comida. Os cavaleiros que achavam que iam ser atacados quase atacaram esta tribo simpática.


Valeu a todos o tradutor Tiago Serrão que veio em missão de paz e explicou que ninguém queria fazer mal.


Assim acabámos em grande roda a conversar e a comer uns bolinhos deliciosos. Afinal é mesmo importante haver tradutores que ajudem a descodificar mensagens!!! Só assim se promove a paz!


Obrigada Carla por esta visita!!!

terça-feira, 24 de março de 2009

Os meninos da Aissa

Hoje na nossa sala, recebemos os meninos da sala da Aissa, os nossos queridos correspondentes vieram conhecer a nossa escola, comunicar o projecto do tubarão baleia (pois é, também eles fizeram um) e almoçar connosco. Foi uma manhã super divertida, riquíssima em multiculturalidade, troca de experiências, vivências e partilha. Adorámos conhecer estes amigos e agora já ansiamos por um novo encontro...

segunda-feira, 23 de março de 2009

Visita do Pai do David

Hoje o pai do David veio à nossa sala traduzir uma carta que nos chegou da Bélgica, dos avós do David. A carta vinha em resposta a uma outra que nós mandámos com várias perguntas sobre este país: Que língua falam? Qual a comida típica? Como se festeja o Carnaval? Há praia na Bélgica? Faz muito frio ou calor?, etc. Os avós responderam com grande entusiasmo, mas em francês. Ora, achámos que seria uma óptima ideia convidar o pai do David para vir ler a carta e ainda falar um bocadinho sobre o seu país. O Jeff aceitou e nós ganhámos imenso com a sua visita.

O pai do David não só nos traduziu a carta dos seus pais, como nos apresentou um powerpoint sobre a Bélgica e ainda respondeu a todas as questões colocadas. O engraçado é eles pensarem que noutros países não acontecem as coisas normais do dia a dia. "Há lá bolas de sabão?" perguntou um, como se as bolas de sabão fossem uma coisa única no nosso país. É mesmo engraçado ouvir as suas questões e perceber que esta realidade ainda é dificil de entender. Parece que os pais vão ter de levar, nas férias, os seus filhos a outro país para desmistificar estas questões. Eh! Eh! Eh! O Jeff respondeu-lhes falando nas diferentes culturas e que as principais diferenças se notam na alimentação, clima, etc. Foi mesmo uma visita muito rica, com direito a contar até 10 em francês, alemão e até flamengo. E não podia ter acabado melhor, afinal tivemos direito a chocolates belgas e música francesa.

Obrigada Jeff

sexta-feira, 20 de março de 2009

Twister

Hoje jogámos um jogo divertidíssimo que a Leila construiu para aprendermos mais algumas figuras geométricas como o hexágono, o pentágono, o trapézio e o losango, assim como consolidar o conceito de lateralidade - esquerda e direita. Foi de chorar a rir... Até os adultos gostam de jogar este jogo, quanto mais as crianças. Agora só pensamos em repetir...

quinta-feira, 19 de março de 2009

Dia do Pai

Depois de semanas de preparação chegou o grande dia... As crianças estavam super entusiasmadas, em grande excitação e grande ansiedade! Quase não conseguiram guardar segredo de tudo o que estava a ser preparado... Mas a verdade é que foram heróicos e se portaram à altura do acontecimento!!! Eu só tenho a agradecer a todos os pais e aos meus queridos meninos que proporcionaram esta tarde maravilhosa.


P.S - Tenho muitas mais fotos que todos poderão ver e deliciar-se! E temos filme... Obrigada à Joana e à Teresa: as responsáveis pela reportagem.

P.S. 2 - se as mães quiserem tenho o power point disponível para voces. Tragam-me uma pen que terei todo o gosto em gravar para voces verem em casa com toda a família.

terça-feira, 17 de março de 2009

Conversas sobre tubarões

Hoje tivemos cá na nossa sala a mãe da Joana, a nossa já conhecida Adília, a falar sobre tubarões e a partilhar connosco uma fantástica reportagem que fez há um tempo atrás, na África do Sul sobre o famoso tubarão branco!!! A reportagem estava muito interessante e os meninos viram-na com atenção, dando espaço à Adília para explicar e traduzir o que diziam os biólogos e cientistas marinhos. Foi emocionante, e contado assim na primeira pessoa ainda parece melhor. É mesmo bom podermos partilhar estas vivências e experiências em sala (só vos posso dizer que até eu ganhei com esta visita).


Nós por cá ficámos com o video para voltar a ver, uma vez que suscitou grande interesse entre o grupo.

Obrigada Adília pela partilha desta experiência fantástica!!!

segunda-feira, 16 de março de 2009

Até parece que já chegou a primavera...

... pois é o sol está tão bom, tão quentinho, tão atractivo que até as nossas tartarugas acordaram da prolongada temporada de hibernação... :-) Foi uma festa na nossa sala!!!


E nós também aproveitámos este bom tempo com uma ida ao parque:

quinta-feira, 12 de março de 2009

Mais uma saída

Li-lhes a história do Coelhinho Branco e depois pedi-lhes que recontassem a história... Estávamos na parte em que o Coelhinho está triste quando aparece a formiguinha e diz o Pedro Moita:

- Depois a formiguinha emprestou-se para ajudar!!!

Não resisti a rir com esta saída, entenda-se que a formiguinha ofereceu-se para ajudar, mas isto de se dar a outra pessoa é muito puxadito, por isso ficamos pelo emprestou-se!!!

Eh! Eh! Eh! Eh! Eh! Eh! Eh! Eh!Eh! Eh! Eh! Eh!

P.S. - No fundo, no fundo... o raciocínio do Pedro está muito certo, não acham?

terça-feira, 10 de março de 2009

Dormindo com os tubarões

O balanço da visita não podia ser mais positivo!!! Adorámos a experiência de dormir com os tubarões... Portámo-nos espectacularmente bem!!! Descobrimos imensas coisas e também demos a conhecer aos nossos queridos educadores marinhos todos os nossos conhecimentos: não só sobre os tubarões, mas também sobre as lontras e inclusivamente sobre os corais. Os monitores ficaram espantados com tudo o que já sabíamos.


Vimos de tudo, ovos de tubarão, vídeos sobre estes fantásticos animais, aprendemos a proteger o Oceano, conhecemos imensos animais marinhos... Foi tudo espectacular e nós adorámos!!!!! Obrigada também aos pais por terem proporcionado esta visita!!!

Mais informações na sala, no registo da visita.

sexta-feira, 6 de março de 2009

GNR

Hoje tivemos uma autoridade na nossa sala!!! Ehehehehe!!! Pois é, o pai da Inês que é da GNR veio à nossa sala para nos explicar o que fazer se nos perdessemos num centro comercial ou num parque, como é que se deve andar no carro - sempre com cinto de segurança, etc., se se podem fazer fogueiras na floresta e muitas outras coisas. A visita foi extremamente interessante, as crianças estiverem interessadíssimas e muito bem comportadas. O Vasco esteve a altura de todas as questões respondendo prontamente a todas as dúvidas que surgiam. "Podemos ficar sozinhos no carro?"; "E se a mae/pai sair da carruagem do metro e nós sem querer ficarmos lá dentro, o que devemos fazer?" Ao Vasco, nós só temos a agradecer. O projecto ganhou imenso com esta visita. As nossas questões foram todas respondidas!


Obrigada Vasco!!!

quinta-feira, 5 de março de 2009

Lápis de crepe???

Há um tempo atrás a Leila propôs um trabalho de expressão plástica que eu achei o máximo e eles também gostaram muito. Com bocadinhos de papel crepe enrolado, fizemos "lápis-pincel".


Com um copo de água, começámos a molhar os rolinhos de papel crepe e em contacto com o papel surgiram lindas linhas e manchas coloridas...


O resultado foram espectaculares pinturas abstractas.

terça-feira, 3 de março de 2009

Fomos às compras



... na sexta-feira e ontem fizemos uma belíssima salada de frutas que apesar das contas deles (meia laranja para cada menino, meia banana para cada menino, etc.) só darem para a nossa sala comer, a verdade é que a salada deu para mais duas salas. Porque será? Foi muito engraçado eles perceberem que a quantidade que eles pensavam só dar para eles, dava afinal para muito mais. E aqui começam as contas e a emergência da matemática...