quarta-feira, 29 de abril de 2009

Jogos tradicionais

Hoje de manhã, quando cheguei ao recreio, encontrei-os a fazer jogos tradicionais com a Mariana e com a Leila. Achei-os tão divertidos, que não me atrevi a parar a brincadeira... E então foi entre corridas de sacos, carrinhos de mão e dança das laranjas que nos rimos e começámos tão bem a manhã!!!



segunda-feira, 27 de abril de 2009

Visitas

Gosto de receber visitas... Gosto de ser surpreendida a meio da semana com a visita dos meus "ex"- meninos. Gosto de ter a Laura à sexta-feira de 15 em 15 dias, que mal entra, pergunta com os olhos a brilhar: "Posso fazer pintura?". Com certeza também ela terá uma capa de trabalhos no final do ano. Gosto de receber a Rita que me traz sempre novidades da outra escola, que nos ensina, no seu jeito tímido, algumas palavras e canções em francês. Gosto de ver que nas festas de aniversário não são esquecidos os amigos que por um motivo ou outro já não estão connosco.Gosto de ter cá a Kica que, com muito orgulho, me pede para ler uma história sempre que pode. Gosto quando o Martim, com o seu ar dengoso me abraça e diz que tem saudades minhas e desta escola. Gosto quando o Francisco, ainda no seu jeito extrovertido me vem visitar e pergunta se pode ir brincar um bocadinho para o recreio. O recreio que não é grande, mas que traz boas recordações. Gosto muito de receber visitas. Gosto destes mimos, destes gestos que me deixam muitas vezes sem palavras. Gosto de receber cartas e emails dos meus meninos ou das mães a contar as novidades e com um P.S sentido que confessa: "É muito difícil esquecer a Marta!" Gosto que não se esqueçam de mim... gosto de pensar que deixei a sementinha (como costumo dizer) que há de crescer e dar uma belíssima flor. Gosto de pensar que vai ser sempre assim. Uns vão outros chegam, mas não nos esquecemos, nem dos sorrisos, nem dos abraços, nem dos momentos importantes das nossas vidas.

domingo, 26 de abril de 2009

Lápis de Carvão

Trouxe para a nossa sala uma variedade enorme de lápis de carvão. Já tínhamos alguns na área da escrita, mas achei que era importante eles terem o contacto com este material noutros suportes, como o desenho. Dei-lhes os lápis e disse-lhes que podiam desenhar o que quisessem, não precisavam de pintar. Apenas desenhar.


O resultado foi extraordinário. Os desenhos foram surgindo, cheios de pormenor, com uma intencionalidade fantástica: verdadeiras obras de Arte. Estão mesmo lindos, podem espreitá-los na nossa sala.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

O Sol

A nossa visita de estudo ao Museu da Farmácia, para realizar um Atelier sobre os benefícios e malefícios do Sol já deu frutos. Surgiram muitas mais questões e por isso mesmo estamos a fazer um projecto: "Afinal o que é a Atmosfera que protege o planeta dos raios solares? Que tipos de raios há? O sol faz bem ou faz mal? Que cuidados temos de ter? Porque faz mal aos olhos?" e por aí fora...

No dia da nossa visita foi assim:

Dramatizámos uma pequena "história" para ficarmos a perceber melhor como actuam os raios solares no nosso planeta.


Fizemos pulseiras com "contas" especiais que nos permitem ver se o sol está forte e é necessário protecção. Lá fora estámos as nossas pulseiras ao sol... Foi mesmo divertido.


Cá pela escola andamos a pesquisar (quase) tudo sobre o sol!!!

terça-feira, 21 de abril de 2009

Loto Musical

Hoje foi tarde de sessão de música... Escolhi um jogo que conjuga música e jogo social. Fizemo-lo em conjunto. Formámos dois grupos, distribui as placas do jogo e pus o C.D. a tocar. A cada som que surgia eles tinham de colocar uma "ficha" sobre a imagem que se associava. Foi muito interessante. Eles estiveram com imensa atenção para conseguir identificar todos os sons. E mesmo os mais difíceis, como a gaivota, o pombo, o peru ou o som do sapateado ou de uma boa a bater no chão, foram identificados. Estão todos de parabéns!!!

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Blocos Lógicos

A Matemática na nossa sala tem um carácter lúdico e pouco formal. Tem uma forma natural e cativante... Com a Matemática brinca-se, constrói-se e aos poucos vão se formando conceitos importantes! No outro dia estivemos a "brincar" com os blocos lógicos e foi mesmo interessante!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

A nossa visita ao Pavilhão do Conhecimento

Assim que chegámos ao Pavilhão do Conhecimento (depois de uma corrida molhada deste o autocarro) fomos construir uma "Casa Inacabada". Foi muito divertido, todos participaram, até os adultos. Foi mesmo um trabalho de cooperação entre todos. Uns carregavam, outros "fabricavam" os tijolos e outros ainda colocavam-nos nas paredes. Foi um verdadeiro trabalho de equipa que culminou com uma casa totalmente construída.


Depois foi altura de irmos conhecer melhor o espaço... Viajámos pelo Sistema Solar, percebemos que a Lua gira à volta da Terra e ficámos a conhecer os planetas quentes, os planetas frios... Foi mesmo uma viagem incrível!!!


Por fim fomos para uma sala enorme com muitas experiências... e sim passámos por quase todas... Foi espectacular!!!!!!!!!!


Foi uma visita fantástica!!!

P.S. - Se quiserem experimentar ir com os vossos filhos, também acredito que seja uma visita fabulosa em família.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Parque

Já é um hábito nosso levar pela primeira vez os mais pequenos ao Parque. Desta vez levámos os meninos da Teresa ao Parque do Campo Pequeno e adorámos... Ah e eles também, os meninos da Teresa estavam extasiados com a ideia de correr, brincar e explorar tudo ao ar livre. Os nossos meninos só queriam apoiar nas brincadeiras, ajudar nos balancés... foi lindo de se ver!!!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Borrifámos a pintura

É verdade hoje foi dia de decorarmos as nossas capas e foi de uma forma muito divertida que o fizemos. Explorámos uma nova técnica de expressão plástica e observámos a evolução de uma bonita obra de arte!

Só vos posso dizer que eles acharam uma graça e até eu gostei de experimentar. Não se admirem, portanto que o borrifador lá em vossa casa não sirva só para refrescar as plantas!!! ;-)

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Tubarão-baleia

Hoje foi dia de comunicação: A Constança, o Tiago S. e o Rodrigo V. comunicaram o projecto do tubarão baleia com rigor e confiança. Os meninos da sala da Inês adoraram... Pudemos esclarecer muitas dúvidas! Prometemos voltar a comunicar quando os meninos da Varicela voltarem!

E o nosso cartaz não está o máximo?

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Dia Internacional do Livro Infantil

Hoje este dia foi comemorado assim...

na biblioteca Orlando Ribeiro, em Telheiras com muita exploração livre de vários livros da Biblioteca e de seguida com a participação numa hora do conto onde ouvimos uma história sobre a riqueza que é a leitura. Mais tarde foi brincadeira e corrida ao ar livre num jardim ali tão perto. foi mesmo bom!!!

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Oficina de Contos

No dia da dinamização da hora do conto utilizámos um novo material para contar histórias e adorámos. Criámos uma história super original que agora estamos a passar para o papel, para construirmos um livro. Foi um fartote de riso e a história ficou o máximo!!!