quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Oceanário

A nossa ida ao Oceanário foi maravilhosa. As aprendizagens realizadas foram mais que muitas e hoje na Reunião vamos ver se não surgem alguns projectos.Como proteger o ambiente foi o tema mais falado pela monitora Rita que vestida de Tartaruga Terra nos fez uma visita guiada pelo Oceanário.


Uma experiência muito enriquecedora!!!

Um dia em cheio

O Pai da Tina, o Armando veio à nossa sala fazer uma actividade espectacular: Croquetes!!! Pois é, o Armando fardado de cozinheiro e com um avental bem especial, surpreendeu tudo e todos com os seus dotes de culinária.


O Armando respondeu a todas as nossas perguntas e depois ensinou-nos a receita!!!

Com a mão na massa cada menino fez vários croquetes... Todos nós moldámos, passámos os croquetes em ovo e depois em pão ralado! Um trabalho divertido e ao mesmo tempo cheio de aprendizagens!


Hoje vai ser dia de almoçar croquetes feitos por nós!!!

Depois contamos tudo!

Obrigada Armando por esta experiência deliciosa!!!

domingo, 24 de janeiro de 2010

O interesse pela escrita na nossa sala

Cada dia que passa se nota mais interesse por descobrir e descodificar este código que os adultos usam para comunicar. O ambiente rico em literacia, ou seja um ambiente que promove o desenvolvimento da linguagem escrita faz com que as crianças se apercebam naturalmente das funções da escrita e demonstrem interesse em também elas utilizar este meio de comunicação.

Há uns dias o Pedro B. pediu à Marta para aprender a escrever algumas palavras do seu interesse: "casa", "pessoa" e "máquina fotográfica" eram as palavras escolhidas. Peguei numa folha e escrevi as palavras que me pedia, em seguida desenhei essas mesmas palavras para ajudar a identificar cada uma delas.

Ao mostrar o trabalho aos amigos, o Pedro fez com que várias crianças se motivassem para esta actividade: cada uma delas tinha uma palavra que gostava de escrever. Em pouco tempo, o resultado foi a oficina da escrita cheia de meninos com vontade de aprender a escrever. Um momento delicioso, sem dúvida.
a

Aqui ficam alguns desses trabalhos, infelizmente não tenho fotos do momento em que cada um pegava na sua folha e desatava a desenhar letras, com a certeza de que aquelas palavras podiam ser lidas por alguém. O momento foi tão rico e absorvente que nem me lembrei da máquina! ;-)

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A escrita

A maneira mais simples de demonstrar o que significa a frase: "Exprime-se através do desenho como forma de escrita."

Parabéns

O blogue da nossa sala já atingiu as

10 000 visitas!

Obrigada a todos os que nos visitam desse lado!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Saídas deles

Hoje enquanto folheava um livro de pintura, a Carlota disse:

- Marta, encontrei a pintura da canção "À janela do meu quarto!"

... e lá estava ela!!!


"À janela do meu quarto
À janela do meu quarto
vejo e oiço coisas lindas!
Vejo o céu e o sol,
oiço o pato e rouxinol!
Vejo o céu e sol,
oiço o pato e o rouxinol!
À janela do meu quarto
vejo e oiço coisas lindas!
Vejo o pai a chegar,
oiça a mãe chamar!
vejo o pai a chegar,
oiço a mãe a chamar!"

Plantar uma árvore

Desafiamos os pais que ainda não foram... a realizar esta actividade:

domingo, 17 de janeiro de 2010

Poesia na nossa sala

Uma das artes que andamos a conhecer melhor é a literatura: neste caso a poesia. Pois é, descobrimos um livro na nossa sala: "Aquela nuvem e outras", com poemas de Eugénio de Andrade. Lemos alguns e escolhemos este para trabalhar. Talvez pelo frio, talvez pela estação que nos visita agora, todos quiseram ficar a conhecer melhor este poema intitulado "O Inverno".

Depois de lido e relido, aliás depois de quase decorado, passámos para o papel e, estrofe a estrofe fomos descodificando o que o autor queria dizer com as suas palavras. Aprendemos novo vocabulário e ficámos a saber o que é um poema.

No final ilustrámos a poesia e colocámos à porta da sala para todos verem!

Foi um trabalho mesmo interessante para todos!

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Cooperação

Há imagens que dispensam qualquer tipo de legenda. A cooperação na nossa sala acontece assim em momentos como este. As amigas, apoiam o Afonso enquanto ele se desloca até à cadeira. Momentos únicos. Não acham?

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

A Arte na nossa sala

A Arte entrou pé ante pé na nossa sala e já tomou conta da criatividade de todos!!!

Tudo começou assim, com estes dois "artistas" a fazerem esta pintura a pares: No final quando a obra estava pronta, disseram-nos sem meias palavras que se tratava de uma Obra de Arte!!!

Fomos descobrir o que era afinal a Arte. Primeiro conversámos sobre o tema e muitas foram as hipóteses, depois fomos pesquisar nos livros e no computador. A Marta leu a história: "A Matilde descobre a Arte!" Até que chegámos à conclusão que existem muitas formas de Arte... vamos agora explorá-las!