sábado, 30 de maio de 2015

O nosso acantonamento

A excitação era imensa... há semanas que se falava no Acantonamento! Dormir fora de casa com os amigos era o ponto alto desta visita de estudo giríssima!!! A viagem de autocarro teve momentos especiais... de miúdas bonitas a partilhar música divertida! 


Assim que chegámos, o tempo pedia um mergulho na piscina... todos se vestiram e ficaram prontos para se refrescarem! 


Depois de frescos e felizes fizemos um delicioso piquenique. Que bom que é partilhar assim, a "toalha" com os amigos!


Chegou então a altura de explorar a Natureza... folhas que não vimos antes, flores que têm cheiros diferentes, bichos e bicharocos que nos cativam! Ai... e as coisas que encontrámos!!!


Não queríamos acreditar... quando encontrámos uma joaninha sem pintas!!! Depois de termos feito o nosso projeto, podermos ver uma das 4500 espécies que existem foi inexplicável. 


Este contacto com a Natureza e os banhos na piscina foram permanentes, afinal o calor era muito e só se estava mesmo bem era dentro de água! 


Dentro e fora de água todos se divertiram, ultrapassaram receios, estreitaram relações, fizeram novos amigos. A animação foi uma constante! 


À noite, depois do jantar, houve festa do Pijama e logo a seguir caíram todos redondos no saco-cama... o cansaço já era imenso. No dia seguinte o dia começou cedo... houve muita brincadeira e muitos passeios. 


Adoramos ver os animais da quinta que aqui moram, dar-lhes comida e ainda fazer-lhes algumas festinhas! As cabras fazem sempre as delícias, mas também gostamos de ver as ovelhas, os patos e os porcos!

Por fim, um passeio até às hortas, onde vimos onde estão plantados os legumes que comemos na escola. Ficámos a conhecer muitas árvores de fruto e pudemos experimentar alguns pêssegos e nêsperas que já estavam prontos para apanhar. 

Foram dois dias do mais radical e divertido possível. Dois dias de pura diversão, muitos sorrisos e brincadeira. Com certeza uma experiência a repetir! 

quarta-feira, 27 de maio de 2015

"Será que existem joaninhas amarelas?"

Foi assim que tudo começou... numa conversa da manhã a Madalena B. disse que tinha visto uma joaninha amarela. O David argumentou imediatamente, dizendo que na realidade não existem joaninhas amarelas. A Madalena insistia e o David recusava. O conflito estava lançado... nós gostamos quando entramos em conflito cognitivo. A etapa seguinte foi fácil... "bem, se não temos certeza da resposta, então temos de fazer um projeto para descobrirmos se existem ou não joaninhas amarelas!"  À Madalena e ao David juntaram-se a Maria Leonor, a Beatriz C., o Afonso L., o João e a Beatriz R. todos com vontade de descobrir mais sobre esta espécie. 


As descobertas foram muitas... então não é que há mesmo joaninhas amarelas!!! E também há verdes, laranjas, com pintas, sem pintas!!! Na verdade há mais de 4000 espécies de joaninhas no Mundo! Descobrimos depois que as joaninhas são boas para a agricultura, porque comem pulgões e piolhos que estragam os cultivos. Pudemos ver joaninhas no microscópio e ainda desenhámos joaninhas ao vivo. Também ficámos a conhecer o ciclo de vida da joaninha, quanto tempo ela vive e ainda que hiberna no inverno. 



Foram tantas as curiosidades descobertas que depois quisemos partilhar tudo com as salas da Carmo e Marta R.

domingo, 24 de maio de 2015

Trabalho de texto


Na nossa sala todas as semanas escrevemos textos. Todas as crianças "escrevem" textos sobre as suas vivências familiares e culturais, sobre acontecimentos na escola e/ou fora dela, sobre projetos ou descobertas que fazemos. Depois escolhemos um, em grupo, para fazermos trabalho de texto. Mudamos, em pequeno grupo, o texto original para um novo texto alterado... por vezes em redução, outras vezes em extensão, às vezes em número ou em tempo. Desta vez mudámos o texto na pessoa gramatical, ou seja mudámos o texto da primeira pessoa do singular para a primeira pessoa do plural. E é assim que, partindo das vivências do grupo, alcançamos conhecimentos que pensamos intangíveis no jardim de infância. 

segunda-feira, 18 de maio de 2015

O Projeto do Lobo Ibérico

Afinal os lobos são maus ou não? Esta foi a pergunta de partida! Depois descobrimos que o lobo ibérico está em vias de extinção e quisemos saber porquê. Muitas foram as questões e durante semanas fizemos pesquisa, descobrimos curiosidades até chegarmos ao ponto alto deste projeto: a visita de estudo ao Centro de Recuperação do Lobo Ibérico.



Concluímos o projeto com um sentimento de orgulho e de tarefa cumprida. Convidámos então a Sala da Marta Reis para ouvir a nossa comunicação e podermos partilhar com os outros os nossos conhecimentos! É fundamental esta socialização dos saberes! 

sábado, 16 de maio de 2015

Já chegou o nosso diploma!!!


Que orgulho!!! Orgulho nas famílias que apoiaram este projeto, orgulho no Centro de Recuperação do Lobo Ibérico que faz um trabalho extraordinário, orgulho na nossa escola - o Infantário Piloto Diese - que nunca nega um desafio e muito orgulho nas crianças da nossa sala que sugerem estes trabalhos e projetos fantásticos! Estou de coração cheio!

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Gostamos de partilhar descobertas!

Esta semana fomos à sala da Mariana partilhar com o grupo de crianças desta sala o que aprendemos sobre os relâmpagos. Numa das reuniões da manhã o João perguntou ao grupo se alguém sabia porque é que nas trovoadas existiam relâmpagos. Ninguém sabia a resposta, mas a dúvida era comum a mais crianças. Assim o grupo propôs um projeto para pesquisarmos as respostas a esta pergunta. 



Uns dias depois já sabíamos porque é que as trovoadas fazem relâmpagos! Munidos de novos conhecimentos quisemos ir partilhar com as outras salas as nossas descobertas. Fomos à sala da Mariana e explicámos tudo o que tínhamos aprendido. Foi um momento delicioso de partilha! 


No final respondemos às questões que o grupo de crianças da sala da Mariana tinha e trocámos conhecimentos, porque afinal todos temos sempre mais um pouco a acrescentar!!! 

segunda-feira, 11 de maio de 2015

A melhor visita de estudo do ano!

No âmbito do projeto sobre o Lobo Ibérico fomos visitar o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico em Mafra. Para isso, e porque o Centro está preparado para receber crianças só a partir dos 6 anos, enviamos primeiro um e-mail com o nosso projeto a pedir que nos recebessem para responder a algumas questões que ainda não tínhamos encontrado resposta, nomeadamente porque é que os lobos ibéricos estão em vias de extinção e o que é que podemos fazer para ajudar. O Centro não resistiu a receber-nos e tinha preparado uma visita fantástica para este público "pequenino".



Começámos por nos sentar com a Isabel que respondeu a todas as nossas perguntas e ainda nos contou muitas outras coisas sobre o lobo ibérico que desconhecíamos. O nosso projeto ficou logo muito mais enriquecido. Depois desta grande conversa, onde todos partilharam conhecimentos, seguimos "pé ante pé" para irmos ver os tão desejados lobos. 



Foi a visita mais bonita que fizemos... pela floresta ouvimos os sons da natureza, sorrimos com cada descoberta, fomos tão bem acompanhados pelas "monitoras" que nos guiaram por uma visita maravilhosa. Pelo meio brincámos, brincámos e brincámos mais um bocadinho nesta floresta que nos recebeu e encantou! 


Foi uma visita fantástica que culminou com a adoção de um lobo, o Furco, o lobo dorminhoco - como lhe chamámos - que nos cativou! Nesta visita pudemos ver três lobos de duas alcateias diferentes. No centro há muitos mais lobos, mas estavam escondidos. Sim descobrimos que os lobos gostam mais de dormir de dia, e que à noite é que saem para caçar, brincar, comer...

Queremos agradecer a todas as pessoas do Centro de Recuperação do Lobo Ibérico que nos guiaram por uma visita inesquecível e a todos os pais que nos apoiaram na realização deste sonho e ainda na adoção do Lobo Furco!

Os direitos da foto do lobo que se encontra neste post pertencem ao Centro de Recuperação do Lobo Ibérico.

Poderão saber mais sobre o lobo ibérico aqui e como ajudar aqui

terça-feira, 5 de maio de 2015

Dia da mãe com uma pitada de sal!

Andámos em segredo a preparar um dia da mãe especial para as nossas queridas mães! O que lhes podíamos fazer que as ajudasse ainda mais nas tarefas do dia a dia? Ser mãe não é nada fácil... é trabalho para super heroínas e nós queríamos ajudar as mães nesse trabalho tão especial. Lembrá,o-nos de preparar um tempero especial que ajudasse na hora do jantar! Um sal aromatizado era a prenda ideal. Que tal uma açorda com um tempero a sair na hora, e que boa ajuda no momento de temperar a salada antes de ir para a mesa... hmmm e que bom que fica um peixinho no forno com o nosso sal e orégãos. Deitámos mãos à obra e aromatizámos o sal... decorámos os frascos e para personalizar ainda mais a nossa prenda cada um desenhou a mãe num maravilhoso postal. Até que finalmente chegou o dia: 


Surpreendemos as mães logo pela manhã com uma prenda, um postal, um pequeno almoço especial e ainda a tarefa criativa de desenharem e descreverem uma aventura entre mãe e filha com uma pitada de sal...


A manhã foi de alegria, cumplicidade, ternura, carinho e muito amor!!! Obrigada a todas as mães por este dia especial!