segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A nossa agenda Semanal

Durante a semana passada estivemos a fazer a nossa agenda semanal, que é como quem diz o nosso horário de trabalho. Aqui fica a foto para saberem o que andamos a fazer todos os dias na nossa sala. As manhãs são mais autónomas: é tempo de fazer projectos e actividades nas áreas de interesse. As tardes são mais direccionadas: temos tempo de animação cultural com sessões de música, teatro, culinária, motricidade ou jogos sociais. Temos ainda tempo para trabalhar a Língua Portuguesa, a Matemática e as Ciências. Aqui fica a fantástica ilustração da nossa agenda:



quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O Elmer

Quem é que não conhece o elefante simpático e colorido que tem por nome Elmer???

Pois é, também na nossa sala o Elmer é bem conhecido e adorado por todos. Só nesta semana já lemos três livros deste elefante famoso: o original e primeiro livro do Elmer, o Elmer e o ursinho perdido e o Elmer e o grande dia.

Numa destas leituras deparámo-nos com a palavra manada! Não nos era estranha, mas não sabíamos o que queria dizer. Fomos investigar e descobrimos que manada é um conjunto de elefantes. "Então e se fosse um conjunto de porcos?" - perguntei eu. Mais umas pesquisas e aprendemos outros nomes colectivos: vara, multidão, bando, cardume... entre outros. Claro que não decorámos todos, mas aos poucos vamos memorizando! A par de todo este trabalho, também fizemos bonitas ilustrações que estão à porta da sala. É só espreitar.

O mais divertido foi mesmo pintar e decorar um grande Elmer que veio embelezar a nossa sala. O rigor do traço e o preciosismo com que cada um pintou um quadrado foi digno de se ver. E a brincar desenvolvemos a motricidade fina!


Engraçado é ver que mesmo nas brincadeiras de sala o Elmer (agora em peluche) é um fiel companheiro!


segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Trabalho de texto

Na nossa sala, com alguma periodicidade, trabalhamos o texto. As crianças chegam à escola com novidades, pequenas notícias ou outras informações e eu (a educadora-escriba de serviço) escrevo o que eles relatam! Depois de escrito o texto eles pegam na folha, reescrevem por baixo e ilustram. Mais tarde, e em pequenos grupos, escolhemos um texto para trabalhar: em género, em número, pessoa, etc. São sempre momentos muito ricos ao nível do desenvolvimento linguístico de cada criança.


Esta semana as novidades eram imensas... as lembranças das férias resultaram em longos relatos noticiosos. A nossa sala está repleta de bonitos textos. Só falta agora trabalharmos um! Tenho certeza que a escolha vai ser difícil. A sorte é que até ao final do ano, todos os autores vão ver os seus textos trabalhados!

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Momentos nossos

O verdadeiro espírito da Partilha e da Cooperação!!!


quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Quem é que não gostava...

...de poder trabalhar descalço??? Aqui nesta sala pode-se... Aliás nesta sala (quase) tudo é possível!!!

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Bem vindos

Depois de grandes mudanças, eis que volto à minha sala preferida desta escola... Pois é, para quem não sabe a sala de chão amarelinho e paredes verdes é a minha sala de eleição! Afinal não fui acolher os bebés de um ano como pensava que ia acontecer! Fui foi acolhida pelos fantásticos meninos de 4 que com um brilhozinho nos olhos me receberam de braços abertos e ao mesmo tempo disseram adeus (ou até já - para quem não gosta de despedidas) à educadora Inês!


Espero que para todos, este seja um ano fantástico... Pelo que presenciámos hoje, tenho certeza que vai ser um ano que promete! Com grandes projectos, comunicações, muita partilha, visitas dos pais à escola e passeios por esta cidade fora.


Por enquanto andamos a explorar cada cantinho desta sala que este ano nos recebe. Hoje foi ainda dia de ir à biblioteca da escola. O deslumbre foi tão grande que provavelmente vamos lá voltar várias vezes!



A todos desejo que este ano seja mais um de sucessos, alegrias e sorrisos constantes!!!

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Não dizemos Adeus

... dizemos até já!!! E eu vou estar aqui com um novo grupo e muitas actividades para continuarem a saber as novidades da Sala da Marta! Vou acompanhar de perto a evolução daqueles que cá ficam, mas aos que não ficam peço que escrevam e telefonem a contar como tudo vai correr neste nova etapa das vossas vidas.

Ensinarás

Ensinarás a voar
Mas não voarão
O teu voo;

Ensinarás a sonhar
Mas não sonharão
O teu sonho;

Ensinarás a viver
Mas não viverão
A tua vida

Ensinarás a cantar
Mas não cantarão
A tua canção;

Ensinarás a pensar
Mas não pensarão
Como tu,

Porém saberás que cada vez
Que voem, sonhem, vivam, cantem e pensem...

Estará a semente do caminho
Ensinado e aprendido!

Madre Teresa de Calcutá