segunda-feira, 30 de novembro de 2009

"A noite de Natal"

Na sexta-feira o Vitor, pai da Carlota, veio à nossa sala contar um maravilhoso conto de Natal, de Sophia de Mello Breyner Andresen. Todos se mantiveram cheios de atenção e no final responderam às questões colocadas sobre a história.

Claro que toda esta atenção se deveu, em muito, à grande expressividade do contador, que esteve à altura destes meninos exigentes!

Foi uma tarde maravilhosa, cheia de magia e inspiração!

Obrigada Vitor!

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O contraste das cores

(clicar na imagem para aumentar)
Em folha branca ou folha preta fizemos digitinta, ora preta, ora branca conforme a cor da cartolina. Depois de seca, preenchemos os espaços sem tinta com lápis pastel.

Digam lá que não ficaram uma maravilha?

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Biscoitos Maravilhosos

Os Pais do Pedro António vieram à nossa sala fazer biscoitos de manteiga!

Um a um os ingredientes foram colocados na taça.

Com apreço, esforço e dedicação amassámos a massa que mais tarde estendemos com o rolo!!!

Era então hora de pegar nas pequenas formas e começar a fazer os desejados biscoitos.

As nossas bolachinhas foram tomando forma, ou deverei dizer... formas!

Depois foi só esperar que o forno cozesse os nossos biscoitos que ficaram uma delícia!!!

Obrigada à família António por esta experiência fantástica!!!

P.S. - E obrigada ao João pelas fantásticas fotos, como sempre.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Pãezinhos de queijo

Hoje a mãe do Tiago esteve na nossa sala a fazer uma receita tradicional do Brasil: pão de queijo. Todos os meninos puderam ajudar. A Lurdes, tal qual uma chef de cozinha, teve o apoio destes magníficos ajudantes que estiveram a altura do acontecimento.

O ponto alto desta visita foi, sem dúvida, o lanche em que todos se deliciaram com estes pãezinhos, que estavam uma delícia.


Obrigada Lurdes!!!

Ingredientes:

500 g de polvilho azedo
1 colher de sal a gosto
2 chávenas de leite
1 chávena de óleo
4 ovos
250 g de queijo ralado

Viver o Outono

Hoje a Xana convidou-nos para irmos à sala dela experimentarmos um bocadinho do Outono...

Pé ante pé entrámos no mundo mágico das cores desta estação...


Sentimos o cheiro, as texturas, vimos as cores...


...partilhámos a alegria e o entusiasmo com os meninos da Xana que ficaram um pouco admirados com a nossa presença!!!


Foi uma manhã super divertida!!! Cheia de vivências inesquecíveis!!!

Obrigada Xana!!!

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Visita do Pai Nuno

O Pai Nuno veio à nossa escola fazer uma actividade na nossa sala: a proposta era muito interessante.


Em pequenos grupos pudemos pintar meninos e meninas e escrever mensagens para todos os que não tem brinquedos neste Natal. Todos se divertiram e estiveram à altura do desafio, partilhando ideias, canetas e desenhos. No final as mensagens foram várias, acima de tudo percebemos que nem todos podem receber tantas prendas como nós. Alguns meninos logo se disponibilizaram para dar alguns dos seus brinquedos! Foi muito significativa esta visita!


Obrigada Nuno!!!

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Realização de projectos


Estamos em fase de desenvolvimento do projecto das estrelas-do-mar. Já fizemos algumas descobertas e estamos a adorar cada livro que folheamos... (obrigada pelos empréstimos que chegaram aí de casa). O entusiasmo é tanto que têm surgido ilustrações fantásticas. Notam-se imensas evoluções. Estou ansiosa que acabemos o projecto para, finalmente, o expor na nossa sala - só assim vão poder ver como está fantástico! Esta fase de pesquisa e produção é das fases mais interessantes de um projecto. Aqui surgem tantas descobertas e questões que muitas vezes acabam por desencadear outros novos projectos.