segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Histórias

Perguntei-lhes há uns dias, qual a história de que mais gostavam... houve imensas respostas: "A casa da Mosca Fosca" , "Os três porquinhos" , "Os sete cabritinhos" , "O dragão irritante", "O sapo apaixonado" , "Zonzo o cabritinho", entre muitas outras. Depois cada um, fez o desenho da sua história preferida! Os desenhos estão lindos, e achei o máximo a variedade de histórias com que fui presenteada nesta conversa participada por todos! Para verem mais alguns espreitem a nossa sala!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Visita da Mãe Susana

A mãe do Miguel C. veio à nossa sala fazer bolo de iogurte... Foi uma manhã muito divertida, cheia de aprendizagens e alegria! O bolo quando saiu do forno estava delicioso, e por isso só temos uma coisa para dizer:


Obrigada Susana!!!

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

"A noite de Natal"

Na sexta-feira o Vitor, pai da Carlota, veio à nossa sala contar um maravilhoso conto de Natal, de Sophia de Mello Breyner Andresen. Todos se mantiveram cheios de atenção e no final responderam às questões colocadas sobre a história.

Claro que toda esta atenção se deveu, em muito, à grande expressividade do contador, que esteve à altura destes meninos exigentes!

Foi uma tarde maravilhosa, cheia de magia e inspiração!

Obrigada Vitor!

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O contraste das cores

(clicar na imagem para aumentar)
Em folha branca ou folha preta fizemos digitinta, ora preta, ora branca conforme a cor da cartolina. Depois de seca, preenchemos os espaços sem tinta com lápis pastel.

Digam lá que não ficaram uma maravilha?

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Biscoitos Maravilhosos

Os Pais do Pedro António vieram à nossa sala fazer biscoitos de manteiga!

Um a um os ingredientes foram colocados na taça.

Com apreço, esforço e dedicação amassámos a massa que mais tarde estendemos com o rolo!!!

Era então hora de pegar nas pequenas formas e começar a fazer os desejados biscoitos.

As nossas bolachinhas foram tomando forma, ou deverei dizer... formas!

Depois foi só esperar que o forno cozesse os nossos biscoitos que ficaram uma delícia!!!

Obrigada à família António por esta experiência fantástica!!!

P.S. - E obrigada ao João pelas fantásticas fotos, como sempre.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Pãezinhos de queijo

Hoje a mãe do Tiago esteve na nossa sala a fazer uma receita tradicional do Brasil: pão de queijo. Todos os meninos puderam ajudar. A Lurdes, tal qual uma chef de cozinha, teve o apoio destes magníficos ajudantes que estiveram a altura do acontecimento.

O ponto alto desta visita foi, sem dúvida, o lanche em que todos se deliciaram com estes pãezinhos, que estavam uma delícia.


Obrigada Lurdes!!!

Ingredientes:

500 g de polvilho azedo
1 colher de sal a gosto
2 chávenas de leite
1 chávena de óleo
4 ovos
250 g de queijo ralado

Viver o Outono

Hoje a Xana convidou-nos para irmos à sala dela experimentarmos um bocadinho do Outono...

Pé ante pé entrámos no mundo mágico das cores desta estação...


Sentimos o cheiro, as texturas, vimos as cores...


...partilhámos a alegria e o entusiasmo com os meninos da Xana que ficaram um pouco admirados com a nossa presença!!!


Foi uma manhã super divertida!!! Cheia de vivências inesquecíveis!!!

Obrigada Xana!!!