Na nossa sala fazem-se puzzles com Arte...
"Nós não vemos as sementes crescer, nem tão pouco as semeamos. O que temos de fazer é preparar o terreno!"
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
Que momento maravilhoso!
Hoje a Madá, chegou ao pé de mim e disse:
- Marta, eu quero fazer um projecto sobre a praia. - afirmou peremptória!
- Sim - respondi eu - mas para fazeres um projecto tens de saber o que queres investigar sobre a praia e perguntar aos teus amigos se eles também querem participar.
E ela lá foi... voltei ao que estava a fazer (projecto da Arte) e ela foi à sua vida. Passado algum tempo lá voltou com isto:
E de papel em punho disse:
- Marta, já está: aqui escrevi "praia" apontando para "explorando a praia" que copiou de um livro. Em baixo estão o nome dos amigos que querem participar. Só falta o teu, porque és tu que nos vais ajudar!
E pronto, fiquei sem palavras e extremamente orgulhosa deste momento de autonomia, iniciativa e pura acção da funcionalidade da escrita.
Mais tarde, os seis amigos informaram o restante grupo das perguntas que queriam ver respondidas:
- Porque é que temos de usar protector solar na praia?
- O que é que se pode fazer na praia? Tomar banho? Nadar? Refrescar? E mais?
- Porque é que a água das praias é salgada?
- Porque é que as pessoas gostam mais de ir à praia no Verão?
- Porque é que há cafés na praia?
- Porque é que comemos mais gelados quando vamos à praia?
- Como é que podemos ajudar a limpar as praias, se o "Vasco" não existe na realidade?
Palavras para quê? São os melhores raciocínios, a melhor organização que já vi! Estão definitivamente de parabéns!!!!!!!!!!!!!
- Marta, eu quero fazer um projecto sobre a praia. - afirmou peremptória!
- Sim - respondi eu - mas para fazeres um projecto tens de saber o que queres investigar sobre a praia e perguntar aos teus amigos se eles também querem participar.
E ela lá foi... voltei ao que estava a fazer (projecto da Arte) e ela foi à sua vida. Passado algum tempo lá voltou com isto:
E de papel em punho disse:- Marta, já está: aqui escrevi "praia" apontando para "explorando a praia" que copiou de um livro. Em baixo estão o nome dos amigos que querem participar. Só falta o teu, porque és tu que nos vais ajudar!
E pronto, fiquei sem palavras e extremamente orgulhosa deste momento de autonomia, iniciativa e pura acção da funcionalidade da escrita.
Mais tarde, os seis amigos informaram o restante grupo das perguntas que queriam ver respondidas:
- Porque é que temos de usar protector solar na praia?
- O que é que se pode fazer na praia? Tomar banho? Nadar? Refrescar? E mais?
- Porque é que a água das praias é salgada?
- Porque é que as pessoas gostam mais de ir à praia no Verão?
- Porque é que há cafés na praia?
- Porque é que comemos mais gelados quando vamos à praia?
- Como é que podemos ajudar a limpar as praias, se o "Vasco" não existe na realidade?
Palavras para quê? São os melhores raciocínios, a melhor organização que já vi! Estão definitivamente de parabéns!!!!!!!!!!!!!
Etiquetas:
autonomia,
Momentos únicos,
projectos,
raciocínios brilhantes
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Oceanário
A nossa ida ao Oceanário foi maravilhosa. As aprendizagens realizadas foram mais que muitas e hoje na Reunião vamos ver se não surgem alguns projectos.Como proteger o ambiente foi o tema mais falado pela monitora Rita que vestida de Tartaruga Terra nos fez uma visita guiada pelo Oceanário.
Um dia em cheio
O Pai da Tina, o Armando veio à nossa sala fazer uma actividade espectacular: Croquetes!!! Pois é, o Armando fardado de cozinheiro e com um avental bem especial, surpreendeu tudo e todos com os seus dotes de culinária.
O Armando respondeu a todas as nossas perguntas e depois ensinou-nos a receita!!!
Com a mão na massa cada menino fez vários croquetes... Todos nós moldámos, passámos os croquetes em ovo e depois em pão ralado! Um trabalho divertido e ao mesmo tempo cheio de aprendizagens!
Com a mão na massa cada menino fez vários croquetes... Todos nós moldámos, passámos os croquetes em ovo e depois em pão ralado! Um trabalho divertido e ao mesmo tempo cheio de aprendizagens!
Etiquetas:
culinária,
família,
pais,
visitas à nossa sala
domingo, 24 de janeiro de 2010
O interesse pela escrita na nossa sala
Cada dia que passa se nota mais interesse por descobrir e descodificar este código que os adultos usam para comunicar. O ambiente rico em literacia, ou seja um ambiente que promove o desenvolvimento da linguagem escrita faz com que as crianças se apercebam naturalmente das funções da escrita e demonstrem interesse em também elas utilizar este meio de comunicação.
Há uns dias o Pedro B. pediu à Marta para aprender a escrever algumas palavras do seu interesse: "casa", "pessoa" e "máquina fotográfica" eram as palavras escolhidas. Peguei numa folha e escrevi as palavras que me pedia, em seguida desenhei essas mesmas palavras para ajudar a identificar cada uma delas.
Ao mostrar o trabalho aos amigos, o Pedro fez com que várias crianças se motivassem para esta actividade: cada uma delas tinha uma palavra que gostava de escrever. Em pouco tempo, o resultado foi a oficina da escrita cheia de meninos com vontade de aprender a escrever. Um momento delicioso, sem dúvida.
a

Aqui ficam alguns desses trabalhos, infelizmente não tenho fotos do momento em que cada um pegava na sua folha e desatava a desenhar letras, com a certeza de que aquelas palavras podiam ser lidas por alguém. O momento foi tão rico e absorvente que nem me lembrei da máquina! ;-)
Etiquetas:
Desenvolvimento Linguístico,
Escrita,
Momentos únicos
Subscrever:
Mensagens (Atom)
