Logo de manhã tivemos a fantástica visita da mãe do Pedro Moita que nos veio explicar a importância da sua profissão: tradutora. Para além disso explicou-nos a origem das línguas, como comunicavam as pessoas antes de saberem falar. Mostrou-nos como se aprendem hoje em dia as diferentes línguas: Há tradutores automáticos, há dicionários, aprende-se a cantar ou tem-se aulas e há ainda as pessoas que são tradutoras de profissão como a Carla!
No final fizemos um pequenino teatro entre cavaleiros, princesas e uma tribo africana da Zâmbia que apesar de se vestir e comportar de modo estranho, mais não queria do que comida. Os cavaleiros que achavam que iam ser atacados quase atacaram esta tribo simpática.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgxEj6lLPQ1cN3QAgYgs77LRbDylOM-yk1hsfbNwkVdIjtw5-Sur39v2nywqcGCzSy2qQa7FKUlbGBMEzcRWXUHkFJx4SRjeYwozhYfZfEiNoYOO4nHwpAsywo2QQawILHwZOAvhwlLX6BW/s280/Imagem1.png)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEikPe0ZBdErprAUu77DfhwyIgrq8lMQ0_vO2JDned5HaaM1_vRzojH4nAFjGH5ecEihEDzpvYCk-_2s3Ffdcx1dSJf2Mr367Xdv3vrAs_19_vLDCqX6NGQg6_XMKT1hO7bTWisFOrFbk4VC/s280/Imagem12.png)
Valeu a todos o tradutor Tiago Serrão que veio em missão de paz e explicou que ninguém queria fazer mal.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEim4768qeWNL6zBlGuENLSqTm_lzkfV37N1QJdZI6GQDHISvPSyHp_VCiDx7UZRCMujEfKIvhlKmquLDHiBIC-IMKc7ep_BZHsVbsoNFto2uVmwg5whGbeHr_KlAMiV6gvx2ph5GD1jsAJx/s280/Imagem13.png)
Assim acabámos em grande roda a conversar e a comer uns bolinhos deliciosos. Afinal é mesmo importante haver tradutores que ajudem a descodificar mensagens!!! Só assim se promove a paz!
Obrigada Carla por esta visita!!!
A visita da mãe do Pedro Moita foi muito importante para o Didi, que desde que o conhecemos lhe notamos um grande interesse por este tipo de conteúdos - linguístico-culturais, se pudermos assim dizer. Ao serão falava em coisas como “traduzir”, “ver o que significa” e só sei dizer que não tirou mais a coroa de cavaleiro – depois do banho até dei por ele já sentado à mesa de jantar com a dita bem posta no alto da cabeça, verbalizando em jeito de teatrinho…ele bem queria ter trazido o resto, ó Marta, agora só fala em arranjar uma espada para o personagem ficar completo, ehehehe!!
ResponderEliminarParabéns pela iniciativa fantástica!!
Olá! Parabéns aos meninos da sala da Marta que foram uns actores excelentes e estiveram sempre muito atentos e interessados. Foi um prazer poder brincar com eles através de uma pequena dramatização. Parabéns à Marta que incute nos nossos meninos o "bichinho" de querer saber sempre mais sobre o mundo... Beijinhos, Carla Esteves
ResponderEliminarMuitos parabéns a todos, inclusive aos pais destes meninos que se empenham tanto na vida escolar dos pequenotes.
ResponderEliminarBeijinhos a todos
Cá em casa este Teatro foi muito falado. Ainda ontem o Tiago me disse que eu deixei o escudo dele na escola.
ResponderEliminarEle gostou, falou-nos muito em tribos e em cavaleiros.
Parabéns à Sandra pela actividade tão gira. É mesmo bom eles entenderem que há quem ajude as pessoas que falam línguas diferentes a poderem entender-se.
Parabéns!
Que actividade tão gira! A Kica, na véspera estava super entusiasmada. Só dizia: Mãe, amanhã vai lá a mãe do Pedro Moita e eu tenho MESMO que levar um vestido de princesa! :)
ResponderEliminarImagino o delírio...
Beijinhos