"Nós não vemos as sementes crescer, nem tão pouco as semeamos. O que temos de fazer é preparar o terreno!"
domingo, 30 de janeiro de 2011
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Os scones e a matemática
Como já muitos devem saber esta semana fizemos scones para o lanche. Estavam deliciosos e o grupo pediu-me que pusesse a receita no blog para poderem repetir em casa com os pais. Disse-lhe que a ideia era óptima e que assim o faria.
No dia seguinte coloquei-lhes a questão: "Vocês não acham que a receita que nós fizemos é demasiado grande para fazer em casa? Imaginem só quantos scones teriam de comer para não sobrar nenhum!"
Surgiu então a ideia de fazer apenas metade da receita. Tínhamos a receita original no dossier de receitas da sala que tinha sido feita pelo anterior grupo da Marta. Partimos daqui para este difícil trabalho de divisão:
De raciocínio rápido foi a divisão dos ovos e das duas colheres de manteiga... Já para o açúcar, para a farinha e para o leite alguns meninos encontraram estratégias diferentes: foram buscar objectos à área da Matemática e foram dividindo entre duas crianças o número total de colheres. Por exemplo: contaram 12 peças e em seguida foram partilhando uma a uma as peças entre dois meninos até chegarem aos valores correspondentes à metade da receita! (Uma maravilha!!!!)
Enquanto faziam estas deliciosas descobertas iam registando nesta folha. Adoro as estratégias, adoro a escrita, o registo, os desenhos!!! Que orgulho!!!!!!!!! Estão todos de parabéns e para compensar tanto raciocínio vão ter mesmo de fazer a receita em casa!!!
quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
Um dia vão te fazer perguntas difíceis...........
a
hoje foi o dia!
"Marta, porque é que há bebés que morrem, mesmo antes de nascer?"
"O que é ser adoptado?"
"Porque é que há pais que abandonam os filhos?"
"Sabias que há homens que casam com homens e mulheres que casam com mulheres?"
"Porque é que eles podem casar uns com os outros?"
Eu até vos contava todas as minhas respostas, as histórias contadas, as conversas partilhadas e tudo e tudo e tudo... mas estou mentalmente esgotada!
hoje foi o dia!
"Marta, porque é que há bebés que morrem, mesmo antes de nascer?"
"O que é ser adoptado?"
"Porque é que há pais que abandonam os filhos?"
"Sabias que há homens que casam com homens e mulheres que casam com mulheres?"
"Porque é que eles podem casar uns com os outros?"
Eu até vos contava todas as minhas respostas, as histórias contadas, as conversas partilhadas e tudo e tudo e tudo... mas estou mentalmente esgotada!
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
Jogos e Brincadeiras
Os momentos de brincadeira e jogo livre são cada vez mais estruturados e engraçados, como podemos ver pelas fotos:
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
Grande Momento
Concerto para pais!!!
Durante semanas andámos a preparar uma surpresa para todos os pais... era o segredo mais bem guardado do mundo!!! Houve ansiedade pelo ar, algum stress e muita emoção... No final valeu cada segundo!!! As fotos não mostram o quão brilhante foi esta actuação... mas há um vídeo para comprovar!!!
Obrigada pela vossa presença e participação! Foi simplesmente maravilhoso!!! Estou muito, muito orgulhosa destes meninos lindos!!!
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
Visita ao Museu Nacional de História Natural
Um dia muito especial para nós, em que pudemos pôr em prática os nossos conhecimentos. Também aprendemos novas coisas e ainda fizemos actividades fantásticas:
Cada menino teve de fazer o seu próprio "caderno de campo", como os verdadeiros paleontólogos e escrever as suas anotações e descobertas!
Na escavação paleontológica, munidos de espátulas e pincéis, descobriram diferentes ossos que de seguida tiveram de desenhar à vista.
Desenhos muito importantes que registaram este momento de descoberta!!! Depois da escavação foi momento de teorizar as aprendizagens com uma visita guiada pelo museu.
As aprendizagens foram extremamente significativas e os nossos conhecimentos foram amplamente alargados. Uma visita extraordinária que não vamos esquecer. E vocês sabiam que em Portugal existiram pelo menos duas espécies de dinossauros? Foram descobertos ossos do Allossauros e do Camarossauros! A nossa sala está perita em dinossauros.
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
Saídas deles
A Joana (psicóloga) entra na sala, vê os meninos a brincarem com o Afonso, um boneco que temos na sala e com o qual eles costumam brincar criando diversos jogos dramáticos e pergunta:
- O Afonso despe-se todo? (querendo saber se o boneco ficava sem roupa)
Há uma pausa....
O Tiago olha para ela com um olhar incrédulo, a achar a pergunta demasiado estranha para um adulto e responde:
- Se nós lhe tirarmos a roupa!!!!
- O Afonso despe-se todo? (querendo saber se o boneco ficava sem roupa)
Há uma pausa....
O Tiago olha para ela com um olhar incrédulo, a achar a pergunta demasiado estranha para um adulto e responde:
- Se nós lhe tirarmos a roupa!!!!
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
A nossa homenagem
Hoje o Mundo da Arte perdeu um grande artista. Os meninos da sala da Marta fazem a justa homenagem!
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
Construção de Conceitos
Ao lanche a Madá bebe o pacote de leite mais estreito e comprido, já a Pipa costuma trazer um pacote mais baixo e achatado. Para elas a Madá bebia sempre mais leite que a Pipa, porque o seu pacote é maior.
Como é que podemos descobrir? Fomos à cozinha buscar um copo alto. Despejámos lá para dentro todo o leite de um dos pacotes e fizemos uma marca com caneta. De seguida passámos o leite para outro recipiente e colocámos o liquido do outro pacote.
Verificámos que o copo ficou cheio até à marca feita, o que queria dizer que os dois pacotes têm a mesma quantidade de leite. Fomos depois analisar as embalagens e perceber porque é que parecia que uma tinha mais que a outra.
É importante valorizarmos as vivências do dia-a-dia, as suas próprias concepções para validar aprendizagens e adquirir conhecimentos. Este momento podia não ter tido o significado que teve se tivéssemos dado logo à partida uma resposta. Foi fundamental as crianças tirarem as suas próprias conclusões. E assim se aprende na sala da Marta!
É importante valorizarmos as vivências do dia-a-dia, as suas próprias concepções para validar aprendizagens e adquirir conhecimentos. Este momento podia não ter tido o significado que teve se tivéssemos dado logo à partida uma resposta. Foi fundamental as crianças tirarem as suas próprias conclusões. E assim se aprende na sala da Marta!