Desde a semana passada que temos na nossa sala uma estagiária da Escola Superior de Educação: a Renata que está a frequentar o Mestrado em Educação de Infância vai estar quatro semanas connosco a desenvolver algumas actividades e a conhecer um pouco melhor a dinâmica de uma sala de Creche. A sua primeira sugestão de actividade foi super divertida e cativou todos na sala: rasgagem de papel.
Rasgar é uma actividade aparentemente simples, mas para as crianças mais pequenas é um verdadeiro desafio. Para além do aspecto lúdico, permite que a criança desenvolva a sua motricidade fina!!!
Apreciem este vídeo divertido de um bebé a ver e ouvir o pai rasgar papel. Às vezes são as coisas mais simples da vida que os fazem mais felizes!
Hoje, e porque na nossa sala os materiais aproveitam-se sempre, estivemos a fazer colagem com os pequeninos papeis rasgados da semana anterior. Mais uma vez as crianças puderam desenvolver a sua motricidade fina.
É a loucura, preparem-se lá em casa... tirem todas as revistas, livros, papéis importantes, facturas, ... do alcance destes pequenos pois eles vão começar a rasgar com muitaaaaaa vontade!
ResponderEliminarSe tiverem algumas multas, daquelas amarelas podem deixar no chão esquecidas.... eles tratam do assunto. UPS!!
Xana, já não fui a tempo, desde há umas semanas que a Júlia não falta aos treinos!!As multas já tinham ido..lol!
ResponderEliminarMarta e Renata, eles estão com um ar extasiado! Parabéns!!!!
Boa!!! agora já tenho uma desculpa para dizer à senhora da Biblioteca quando for devolver o livro do Bolinha aos retalhos...:)
ResponderEliminarExcelente idéia e excelente complemento à idéia... E começa já a ser incuntida a importância da reciclagem. :)
ResponderEliminarÉ verdade é, já o testemunhei lá em casa com a minha filhota. O pior é que a revista era do irmão.... :-)
ResponderEliminarSim, sim! Especialistas em rasgar... e tentar comer o papel a seguir lol
ResponderEliminarRita, não vale rasgar livros... só revistas velhas e outros papeis! ;-)
ResponderEliminarNucha, a parte do tentar comer teve de ser bem controlada!!! ;-))))))
Uau! Espectacular! E tão colorido! Qualquer dia experimento!
ResponderEliminarHoje na minha sala foi uma aventura com os lápis de cera, tinha lá 1 que só os queria mastigar, foi uma luta :)
Beijinhos Marta e boa sorte Renata! :)
ca por casa houve uma descoberta fantastica: lavar as maos "sem ajuda" numa torneira de agua corrente! foi uma risota!
ResponderEliminarRenata: que corra tudo pelo melhor!
Ps) a sofia esta melhor... mas recusa-se a tomar o antibiotico... e depois de muita luta (creio ate que os vizinhos um dia destes chamam a policia, tal e o escandalo), tudo o que consegue entrar vem de imediato para fora porque ela vomita...
Rasgar papel de seda colorido! Que animação! As fotos ilustram bem a alegria dos pequeninos! (mãe da Rita)
ResponderEliminarAgora perecbo porque é que os meus vizinhos doces tinham ora a boca laranja... ora azul.... ora verde..... por momentos pensei em alguma virose!!! ;)
ResponderEliminarEhehehehe!!! Só tu, amiga Vera!
ResponderEliminarPois, e videos de gargalhadas como aquela docura de bebe???? Pois, realmente um boa ideia!!! Ca em casa, as abas dos livros de janelinhas estao todas arrancadas outra vez!, mas ainda bem que existe fita-cola!!! ;)))
ResponderEliminarBjs
Um dia vou rasgar os papeis, do meu maridinho, que encontro cá por casa em todos os recantos que ele diz ser espaço office... assim desta maneira cheia de alegria e vigor.... ai se eu tivesse a eloquência desta juventude pequena... é preciso tão pouco para deslumbrar um sorriso bebé... fico feliz... só de os ver!
ResponderEliminarOlá Marta,
ResponderEliminarGostaria de saber qual o papel utilizado.
Obrigado
Catarina
Catarina, usámos papel de seda. Porque é mais leve e muito colorido para realizar esta actividade.
ResponderEliminarNoutras alturas já fiz com papel de jornal. é igualmente divertido, mais económico mas não tem um efeito visual tão bonito! Experimente!!!
Gostei muito do efeito visual devido às cores.
ResponderEliminarVou experimentar :)
Obrigado