Depois de lermos a história "Sobe e Desce" de Oliver Jeffers, surgiu a dúvida se o pinguim é uma ave será que não voa mesmo? Fomos à biblioteca da escola e trouxemos livros para a nossa investigação. Depois fizemos pesquisa na internet. Reunimos informação e depois de darmos resposta às nossas dúvidas iniciais descobrimos muitas mais curiosidades sobre os pinguins que nos cativaram imediatamente. Hoje foi dia de validarmos os nossos conhecimentos ao comunicarmos o nosso projeto à Sala da Mariana.
De facto os pinguins não voam... são aves, mas demasiado pesadas para voar. Por outro lado descobrimos que são excelentes nadadores!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjGLnNYLTU6Ex0XRC9V6nZyj8jwIagApJaAQONQAdfSnhmT2Igf6wtbRbb1iY7p0XvAkarRt9vAkjru8lPAj78onZHk3NN1yU06H5lnbjK-powfvXV9Wvzw2VYTZjojTVkCWn_SHfHQxAah/s280/Imagem1.png)
Sabiam que há muitas espécies de pinguins e que algumas destas espécies estão em vias de extinção? E que pinguim imperador é o maior pinguim de todos? Aliás o pinguim imperador é mesmo muito engraçado e foi sobre ele que fizemos a maior parte das nossas descobertas.
Descobrimos nas nossas pesquisas que pai pinguim é que choca o ovo. Durante mais ou menos dois meses o pinguim não come, não se mexe, dorme em pé... tudo para proteger bem o seu ovo. A mãe pinguim vai à procura de comida para o filho e quando volta, dá então a vez ao pai de se ir alimentar. Sabiam que os pais é que mastigam a comida dos filhotes?
E ainda descobrimos tantas outras coisas... que os pinguins andam sempre em fila indiana, que só têm um "namorado" toda a vida... são inseparáveis e encontram-se no meio de um bando de pinguins através das suas canções de amor. Nós ficámos derretidos com este projeto. Se quiserem saber mais é só espreitarem na nossa sala...
Hoje a comunicação foi feita com imenso orgulho e prazer. Estamos rendidos a esta espécie animal.
Excelente trabalho!
ResponderEliminarNós também investigamos vários animais que vivem nos pólos e as crianças adoraram.
Visitem-nos...
Com carinho
Laura e piratinhasnoji.blogspot.com
E o orgulho com que o António nos contou cá em casa tudo o que aprendeu? Adorámos este projeto
ResponderEliminarE o grande acontecimento que foi construir um pinguim gigante, de um metro, até ao teto!! Parabéns por mais este projeto, pela paixão de aprender. Obrigado Marta e Paty :-)
ResponderEliminar