Leila - "Kica, gosto tanto dos teus caracóis!"
Kica - "Foi a minha mãe e o meu pai que me deram!"
Patrícia - Podíamos fazer um projecto sobre o planeta
Pedro M. - Sim, Marta, eu tenho lá em casa um blogo e posso trazer para o projecto!
"Nós não vemos as sementes crescer, nem tão pouco as semeamos. O que temos de fazer é preparar o terreno!"
sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
Descobertas matemáticas
E se a escrita está emergente, o mesmo se pode dizer da Matemática. Hoje quando olhei para o quadro a Margarida tinha feito isto:
... em vez de desenhos ou outras explorações que eles já tinha feito neste quadro multifacetado, foi a vez de dar lugar à Matemática. Não está fantástico?
P.S. - Repararam nas subtracções? E na estratégia das bolinhas para fazer contas? Devo confessar estou muito orgulhosa. É caso para dizer "Educadora babada!"
P.S. - Repararam nas subtracções? E na estratégia das bolinhas para fazer contas? Devo confessar estou muito orgulhosa. É caso para dizer "Educadora babada!"
quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
Experiências na sala
Hoje o pai da Joana veio à nossa sala fazer algumas experiências connosco e nós adorámos. Foi mesmo divertido ver alguns fenómenos acontecerem e tentar perceber o porquê.
Entre electricidade estática, pressão do ar quente vs ar frio, ilusão de óptica, e o efeito corrosivo dos ácidos, aprendemos de tudo um pouco! As imagens falam por si!
Obrigada Samuel!!!
Etiquetas:
experiências,
pais,
visitas à nossa sala
segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
Matemática
Na nossa sala gostamos de aproveitar todas as situações para trabalhar a matemática. A visita de estudo ao quartel dos bombeiros não foi excepção! Quisemos saber quantos meninos tinham ido nesta visita. Contámos os meninos da nossa sala e depois os meninos da sala da Vera. Tivemos de os desenhar para conseguirmos chegar ao total de meninos. Foi a maneira que eles descobriram para representar matematicamente estes cálculos.
Em seguida quisemos saber quantas meninas e quantos meninos e resolvemos então representar com bolinhas. as conclusões que foram surgindo, foram deliciosas. Percebemos que se soubéssemos o número total de meninos e número de meninas, conseguíamos descobrir quantos meninos foram. Foi mesmo uma tarde divertida de descobertas matemáticas. Os matemáticos de serviço foram o Rodrigo V. , o David, a Inês e a Joana. Amanhã vão comunicar todas estas descobertas ao restante grupo.
(Clicar na imagem para aumentar)
Em seguida quisemos saber quantas meninas e quantos meninos e resolvemos então representar com bolinhas. as conclusões que foram surgindo, foram deliciosas. Percebemos que se soubéssemos o número total de meninos e número de meninas, conseguíamos descobrir quantos meninos foram. Foi mesmo uma tarde divertida de descobertas matemáticas. Os matemáticos de serviço foram o Rodrigo V. , o David, a Inês e a Joana. Amanhã vão comunicar todas estas descobertas ao restante grupo.
(Clicar na imagem para aumentar)
Etiquetas:
matemática,
trabalho curricular comparticipado
domingo, 25 de janeiro de 2009
Bombeiros
sábado, 24 de janeiro de 2009
Trabalho de texto
Hoje fizemos trabalho de texto:
...e reparem bem na atenção e na concentração destes meninos. Estão uns crescidos!!!
...e reparem bem na atenção e na concentração destes meninos. Estão uns crescidos!!!
Etiquetas:
concentração,
Escrita,
Trabalho de texto
Subscrever:
Mensagens (Atom)