![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJ-sHMhGoThcF-LBi76Y0MrRMoX_Bo5EvfiDnLlJUS4EZofzCjETfqeuPVLyTBMITZ4uS8nlhgs_msm5evnqkmagIM75o9ctd3gMDR_LU_g1JiXgW19w4RbcnFnKZkYn_lvvhkyM51KGkU/s200/502x.jpg)
Há uns dias trouxe para a sala o livro "Da cabeça aos pés" do Eric Carle como ponto de partida para falarmos sobre as partes do corpo humano. Partindo deste livro descobrimos diferentes partes do corpo e brincámos com posturas corporais tal como livro sugere. O livro é simplesmente maravilhoso, com umas ilustrações geniais como o Eric Carle já nos habituou. «Sou um pinguim e viro a minha cabeça. E tu, consegues fazer assim? Eu, sim.» Os animais mexem os seus corpos de formas muito diferentes - tal como os humanos. Podemos observar os gorilas, os camelos e outros animais a bater no peito, a dobrar os joelhos, a arquear as costas e até a curvar o pescoço… Porém, o mais divertido é se o leitor responder ao desafio deste livro, juntando-se e imitando o pinguim, a girafa o búfalo e outros mais. Da cabeça até à ponta dos pés, irá certamente retorcer-se, balançar-se e rir à gargalhada, à medida que os for tentando acompanhar! E foi mesmo isso que aconteceu. Lemos e fizemos tudo o que livro dizia e rimos a cada página virada ao mesmo tempo que aprendíamos as diferentes partes do corpo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiSHAVh5GTNAMwuFCOH9Qpz2EA3rwj-RKU29i7GukqRCPipzxfP8tqAQwrC6w3T8z3A21y5XRhlaF9mcOF8GPNq5aqQiad5dxKYGGVa9SsKrwD6IyVhngTHMoIQnJXLN82QFd9yQfJkbUD7/s640/girafa.png)
Partindo da história fomos fazer uma silhueta do corpo humano que depois decorámos com pequenos pedaços de tecido.
Aquele grande corpo foi tomando forma e com a ajuda de todos fomos relembrando as diferentes partes do corpo que tínhamos aprendido no livro e outras que já sabíamos.
No fim, demos-lhe um rosto e foi assim que juntos identificámos as diferentes partes do corpo que já conhecemos.
A Sara (a estagiária que está agora na nossa sala) lembrou-se de fazer um puzzle gigante com as algumas partes do corpo para podermos consolidar as nossas descobertas.
O jogo ficou na nossa sala e, de vez em quando, gostamos de o jogar. É uma forma muito divertida de brincar e aprender.
Nas paredes da sala ganhámos um novo cartaz que nos ajuda a lembrar as partes do corpo que conhecemos.