"Nós não vemos as sementes crescer, nem tão pouco as semeamos. O que temos de fazer é preparar o terreno!"
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Meter a mão na massa
Esta semana andámos a experimentar mexer na massa!
Na terça-feira fizemos massa mágica (maizena e água):
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjLnUzpxXFSsVIox9GxIXexDcNw9U6Vqa0aTukTfgxoZNDEbl5hzYFnli8-i62quC-iURyWpZt3fCvqE9QHKyKKBErxUKDFiJCtROLTPHp9a6FLSXgx7TF18oMesQfBLlIaGbdTvkFp1AwW/s400/HPIM22531.JPG)
Todos se divertiram muito... a massa em cima da mesa fica dura, mas quando as crianças lhe tocam fica muito líquida. Eles riram-se, alguns estranharam inicialmente mas depois todos acabaram por gostar desta experiência. Quanto à nossa sala e às roupas... bem houve alguma sujidade... mas nada que não compense a felicidade sentida ao experimentarem esta actividade.
Na sexta-feira fizemos massa de moldar (farinha, água e corante):
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEizr_8Sx81fEpuRkygSE0XkYoFfu4Xy1NcalogO7k_taLAA-FSfh5OBKxHNTET-HNJ4XKESW3Wu7CPGrFWpiMRd065G0gkxvhHz6EDhSGfKpe6gZizPfg80LqOth2_APBu-dib5kf5caMAc/s400/HPIM23211.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhsZW5HRgTLSyb6mrTW0ZAzA_gAubI3jdJyoVUgXihZ-bMQCt6uES3An0wbgGd10rzv6HIDBhnq7f3V4LSWZ4Q87yKtUwTDlbPmxXPYVPoNN0IsYQfQfZyAZHo_HT9iTQ60krZNda4tI3Jq/s400/HPIM23241.JPG)
Na terça-feira fizemos massa mágica (maizena e água):
Na sexta-feira fizemos massa de moldar (farinha, água e corante):
Que engraçado foi ver as suas expressões: às vezes a massa cola nas mãos e arrepia, outras vezes está mais dura e têm de fazer mais força. Cheira bem... sabe bem... todas as emoções passaram por aqui. E no final, depois de muito explorar partilhámos a massa com as crianças da sala da Vera que adoraram experimentar esta actividade.
P.S. - Não tenham medo de experimentar... de certeza que têm estes ingredientes aí por casa!
P.S. - Não tenham medo de experimentar... de certeza que têm estes ingredientes aí por casa!
Etiquetas:
Divertimento,
Expressão Plástica,
Motricidade
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Rasgar papel
Desde a semana passada que temos na nossa sala uma estagiária da Escola Superior de Educação: a Renata que está a frequentar o Mestrado em Educação de Infância vai estar quatro semanas connosco a desenvolver algumas actividades e a conhecer um pouco melhor a dinâmica de uma sala de Creche. A sua primeira sugestão de actividade foi super divertida e cativou todos na sala: rasgagem de papel.
Rasgar é uma actividade aparentemente simples, mas para as crianças mais pequenas é um verdadeiro desafio. Para além do aspecto lúdico, permite que a criança desenvolva a sua motricidade fina!!!
Apreciem este vídeo divertido de um bebé a ver e ouvir o pai rasgar papel. Às vezes são as coisas mais simples da vida que os fazem mais felizes!
Hoje, e porque na nossa sala os materiais aproveitam-se sempre, estivemos a fazer colagem com os pequeninos papeis rasgados da semana anterior. Mais uma vez as crianças puderam desenvolver a sua motricidade fina.
Etiquetas:
actividades,
Divertimento,
Expressão Plástica,
Motricidade
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
terça-feira, 15 de novembro de 2011
Pasta de dentes no espelho
Na nossa sala estivemos a brincar com pasta de dentes. Como é um material inofensivo, pensámos que seria mesmo divertido vê-los explorar livremente numa superfície lisa. Pensámos... pensámos e decidimos que o espelho seria o melhor suporte. Afinal, não só podiam explorar a pasta de dentes, como brincar com a sua própria imagem que ora aparecia, ora desaparecia por detrás da mancha branca.
Foi muito engraçado vê-los a rir com esta experiência, outros a fugir do frio deste material, e outros ainda que preferiam sentir o cheiro a sentir o toque. Foi mesmo muito divertido!!!
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Primeiras leituras
Inicialmente, o livro, é para qualquer criança, um brinquedo que desperta interesse. Na nossa sala as crianças podem agarrar, sentir as suas texturas, explorar os sons sempre que quiserem. Temos o cuidado de ter livros adequados às suas idades: cartonados ou de tecido são as melhores opções.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJWplEXqcaOA1gPpdJGuKs01qqIy5TvZ2y_pWx4nYNk-jMll2higEGDiGs09KvRwZCeXXOoQKZrFgtnSl-4HuhSCryO89lgh1wLHZ0KkHu_90Lq51T2VPNdvBYjBzkzeRixA0qPGajV35b/s400/HPIM15281.jpg)
O hábito de leitura é um grande estímulo à criatividade, imaginação, inteligência, e à capacidade verbal e de concentração das crianças. É por isso que na nossa sala damos tanto valor aos livros. Há tantos livros, como brinquedos ou outros materiais exploratórios. E a cada dia que passa observamos como eles já viram as páginas com maior facilidade, se prendem a cada imagem e comentam o que vêem.
Por tudo isto concordamos com o autor Bamberger que afirma: “O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida fora.”
Eu como fã acérrima do livro infantil, tenho mesmo aqui ao lado um blog sobre livros, com algumas sugestões e recomendações.
Visitem... espero que gostem: Pequenos Leitores
Visitem... espero que gostem: Pequenos Leitores
Subscrever:
Mensagens (Atom)