Que 2012 seja um ano inesquecível para todos nós!
"Nós não vemos as sementes crescer, nem tão pouco as semeamos. O que temos de fazer é preparar o terreno!"
sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
"Há muitos mundos no mundo"
Um livro especial sobre os direitos da Criança, da autora Catarina Tomás. Leitura recomendada para todos os profissionais de educação!
(...) «espera-se delas que se comportem como crianças mas são criticadas pelas suas infantilidades; é suposto que brinquem absorvidamente quando se lhes diz para brincar, mas não se compreende porque não pensam em parar de brincar quando se lhes diz para parar; espera-se que sejam dependentes quando os adultos preferem a independência, mas deseja-se que tenham um comportamento autónomo; deseja-se que pensem por si próprias, mas são criticadas pelas suas ‘soluções’ originais para os problemas» (1985 cit. in Sarmento e Pinto, 1997: 13).
As crianças foram, e continuam a ser, consideradas pela sua negatividade constituinte (Sarmento, 2004b) e não como actores sociais. (...) Torna-se necessário desconstruir criticamente a ideia de infância como categoria homogénea e discutir o próprio processo de construção de imagens e representações associadas à infância e às crianças, porque ele é, em si mesmo, um processo socialmente construído.
O desafio da investigação que aqui se apresenta começou a partir de algumas interrogações: que pensam as crianças do mundo e dos adultos? Como vêem a sua acção nesse mundo? Que imagens e concepções têm dos seus direitos, de si próprias e dos outros, também crianças, no contexto e no processo de trocas culturais e simbólicas? Esta investigação sociológica foi organizada em três dimensões centrais: a globalização, a infância e os direitos da criança. (...) [da Introdução]
As crianças foram, e continuam a ser, consideradas pela sua negatividade constituinte (Sarmento, 2004b) e não como actores sociais. (...) Torna-se necessário desconstruir criticamente a ideia de infância como categoria homogénea e discutir o próprio processo de construção de imagens e representações associadas à infância e às crianças, porque ele é, em si mesmo, um processo socialmente construído.
O desafio da investigação que aqui se apresenta começou a partir de algumas interrogações: que pensam as crianças do mundo e dos adultos? Como vêem a sua acção nesse mundo? Que imagens e concepções têm dos seus direitos, de si próprias e dos outros, também crianças, no contexto e no processo de trocas culturais e simbólicas? Esta investigação sociológica foi organizada em três dimensões centrais: a globalização, a infância e os direitos da criança. (...) [da Introdução]
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
Tapete de sensações
Idealizado desde o início do ano, chegou agora à nossa sala o mais lindo tapete de sensações do Mundo. A Joana deu ao pedal e concretizou este sonho de termos um tapete na sala cheio de texturas diferentes!!!
Que bom é sentir o tecido macio, as penas felpudas, as "lantejoulas" mais àsperas, o cetim sedoso, entre muitas outras sensações!
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
A nossa primeira receita
Esta semana dedicámo-nos à culinária e com uma receita da nossa querida Dora fizemos as nossas primeiras bolachinhas!
Depois misturámos bem com as mãos e no final fizemos umas bolinhas com a ajuda dos adultos da sala. As bolachinhas foram ao forno - aqui contámos com a preciosa ajuda da Adi, a nossa cozinheira.
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
Construções com blocos
O ano passado um avô muito especial da nossa escola fez para esta sala um jogo de cubos de madeira que permite várias construções. Os cubos são um fantástico material de manipulação que permite desenvolver a motricidade fina e a imaginação! Na nossa sala adoramos brincar com estes cubos e fazer as mais fantásticas construções.
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