terça-feira, 22 de dezembro de 2020

A nossa festa de Natal não falhou!

Em Dezembro, na nossa escola, costumamos fazer um grande lanche de Natal para todas as famílias. Juntamo-nos todos, e em abraços e sorrisos, contamos histórias, trocamos prendas e somos felizes. As crianças correm pela escola e durante algumas horas passamos de 150 a 300. Este ano este nosso encontro não seria possível mas não podíamos deixar de assinalar o Natal com um grande encontro de famílias. Assim, preparámos bolachinhas na escola, um saquinho de chá e combinámos pelo fim da tarde um encontro via Zoom. Chá, bolachas e um acessório de Natal e tornámo-nos comuns... A Margarida cantou-nos músicas de Natal e durante aquele bocadinho sentimo-nos todos ainda mais próximos. 


 Viva a nossa festa de Natal! 

Que nunca nos faltem motivos para estarmos próximos, mesmo à distância!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Branco

Ontem tivemos na nossa escola o Espetáculo Branco, da Estação de Letras. Foi uma manhã incrível de gargalhadas, magia, cultura e muita animação. 

No silêncio do branco há uma linha vazia de sons e palavras, um verso sem rima à espera que cada cor no seu brilho ecoe. Branco é um espetáculo de cor e de luz. Branco é a cor de uma nuvem, o calor de um colo, a liberdade de um momento e a inocência de um sorriso. Quantas cores brincam no branco? Num mundo branco calmo e sereno vivem as cores do arco íris. Todos os dias acordam bem cedo e na luz branca do branco mostram o esplendor da sua cor. Um pássaro azul , uma mão amiga um chapéu para dar... A coragem, a partilha, a vida, a esperança, a liberdade, a força e a alegria vivem nas cores do arco-íris.    

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

As obras de Eduardo Nery entraram na nossa sala

Esta semana o Gil partilhou com o grupo algumas imagens das obras do artista português Eduardo Nery. 


Ficámos curiosos com as cores e as formas destas obras e decidimos pesquisar mais sobre Eduardo Nery. No computador encontrei várias imagens da sua obra que se reflete um pouco por toda a nossa cidade e projetámos as imagens na sala para todos verem. 

Inspirados nas imagens que observámos também fizemos as nossas composições artísticas.

 

sábado, 12 de dezembro de 2020

Sumo de laranja diretamente do pomar

 Na nossa agenda semanal, temos um dia reservado à culinária. A cultura alimentar na vida de um grupo de creche é extremamente importante, na medida em que as vivências com as atividades do mundo social em que vivem são extremamente ricas e significativas. As atividades do quotidiano trazem um sentido e significado às escolhas que fazemos. 

Esta semana a Julieta trouxe diretamente do pomar, uma cesta de laranjas sumarentas e deliciosas... eram tantas que decidimos fazer um sumo de laranja para o lanche. 




Todos participaram neste processo de transformar laranjas e sumo e perceberam que o sumo não vem dos pacotes ou das garrafas. Que dia em cheio!

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Cuquedo e Cuqueda: o Teatro

Esta semana o Gil partilhou com os amigos um pequeno Cuquedo e uma pequena Cuqueda que ganhou numa atividade que fez, no fim-de-semana, com os pais. Na segunda-feira para além dos dois bonecos, trazia o livro e muito entusiasmo à mistura. Contámos a história "O Cuquedo e um amor que mete medo!" e decidimos fazer um teatro. Pedimos ajuda à tia Lena para nos fazer os fatos e, ao fim de uns dias tínhamos o guarda roupa pronto. 

 

Chegou então o momento. Escolhemos quem queria ser qual personagem e enquanto eu narrava a história, as crianças faziam as pequenas falas da história... com a parte mais divertida do BUHHHHH - o grande susto que esta história traz!



Orgulhosos e felizes!

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Pão de Alfarroba


A Luísa traz muitas vezes pão de alfarroba para o lanche e este pão já tinha sido palco de muitas conversas e curiosidades. Escrevemos no diário que queríamos aprender a fazer pão de alfarroba. A família da Luísa enviou-nos a receita, mas depois achámos que era ainda melhor ter a mãe da Luísa, a Raquel connosco para nos ajudar a fazer a receita. No dia marcado, e com todas as medidas de proteção e segurança necessárias, a Raquel veio à nossa sala fazer pão. Ao tarde comemos o pão de alfarroba que estava delicioso. 

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Fomos ao Museu

Esta semana a Luísa partilhou com o grupo que foi a um Museu, com a sua família, no fim-de-semana. Há muito tempo que não visitamos museus com a escola. Mas se não os podemos levar até à cultura, podemos fazer com que a cultura entre na nossa sala. Assim, na nossa manhã de artes, visitámos o Museu Rembrandt e observámos várias obras de arte com curiosidade, depois também explorámos outras animações artísticas que estão no youtube. Conversámos sobre o que vimos e depois deixámo-nos envolver pela magia da Arte projetada nas paredes da nossa sala.


 

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Hoje comemora-se o Dia Internacional dos Direitos das Crianças

Durante estes últimos dias estivemos a falar sobre os direitos das crianças. Hoje chegou o dia de o celebrarmos:  O Dia Internacional dos Direitos das Crianças é comemorado todos os anos a 20 de novembro. A origem do Dia Internacional dos Direitos da Criança é bastante clara e significativa: foi a 20 de novembro de 1959 que se proclamou mundialmente a Declaração dos Direitos das Crianças e a 20 de novembro de 1989 que se adotou a Convenção sobre os Direitos da Criança. O objetivo da data é salientar e divulgar os direitos das crianças de todo o mundo.  

Na nossa escola, uma escola que defende e promove os direitos das crianças todos os dias, não podíamos deixar de assinalar este dia. Começámos por fazer silhuetas de cada um e pedimos aos pais, ajuda para escreverem os direitos que consideram ser os mais importantes. 



Hoje montámos a nossa exposição dos direitos e ainda fomos convidados pela sala do 1º Ano para nos cantarem uma canção sobre os direitos. 


Direito a brincar, direito a ser feliz, direito a uma vida sem máscaras, direito a ser a Princesa Leya, direito a aprender, direito a ter adultos que me protejam, direito ao amor, direito a uma escola que respeite os meus direitos, direito a uma família, direito a saltar... estes são alguns dos direitos que vemos agora escritos nas paredes da nossa escola!


quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Bolo de Noz com a Isabel

A Ema trouxe nozes para partilhar com todos os amigos. Abrimos as nozes e experimentámos e eram mesmo muito boas. Lembrámo-nos que a Isabel do Berçário sabe muito bem fazer bolo de noz. Então convidámo-la a vir à nossa sala fazer bolo de noz connosco. 



Ficou delicioso!!!

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Henri de Toulouse-Lautrec na nossa sala

Esta semana a Julieta trouxe uma obra de Henri Toulouse-Lautrec para partilhar com os amigos. Observámos com atenção a obra e retirámos alguns detalhes que nos chamaram à atenção. 

"Tem aí uma menina" - disse a Luísa E. 
"E uma folha para desenhar" - completou a Ema
O Martim disse "uma flor" e a Luísa D. continuou "na cabeça da menina"
"Aqui são penas" disse a Luísa E. a apontar para a obra
"Aqui o desenho, Marta!" - relembrou a Ema


Depois de observarmos a obra, fomos buscar folhas parecidas com a da obra. Explicámos que era papel de pergaminho e fomos buscar penas para pintar. 


A experiências fez-se individualmente e a pares... enquanto observávamos a obra e todos os seus pormenores, dávamos largar à imaginação enquanto experimentávamos o suave toque da pena na tinta e e na folha de papel. 


No final, expusemos as nossas produções na parede para as podermos apreciar.

“Qualquer ato humano que dá origem a algo novo é … um ato criativo, independentemente do que é criado.” Vigotsky

domingo, 15 de novembro de 2020

Um projeto sobre cavalos

Depois de um fim-de-semana cheio de novidades, a nossa segunda-feira começou cheia de partilhas. Entre muitas notícias que todos queriam mostrar ou contar, houve uma que suscitou ainda mais a curiosidade do grupo: a ida da Ema a umas Cavalarias com a sua família. Começaram por perguntar se é ali que vivem os cavalos e claro, depois já queriam saber o que comem, como nascem... 

Fomos buscar livros à biblioteca, pesquisámos em alguns livros, fomos buscar os cavalos que temos na caixa dos animais, observámos os animais e também fotografias de vários cavalos que imprimi e trouxe para a sala. Pouco depois algumas afirmações começaram a surgir e eu fui registando o que descobríamos num cartaz onde as crianças também desenhavam. 





Por fim, colámos as fotografias e expusemos o trabalho na nossa sala, onde agora é observado com curiosidade por todos. 

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Cubos Sonoros na escola

 Esta semana tivemos a oficina Cubos Sonoros da dupla Baileia e foi simplesmente maravilhoso: 

Cubos Sonoros é uma sessão para e com pessoas de muitas idades. Um cubo pode ser uma casa. Uma casa pode ter um som - ou muitos. Juntas e juntos vamos descobrir os sons e os movimentos dos cubos sonoros. Um passeio por pequeninas moradas: seriam tendas, casas, caixas, cubos, nossos corpos? Andamos de gatas, de lado, passos largos ou miúdos. Procuramos por espaços, por onde podemos passar. A pergunta aparece: Será que meu corpo cabe ali? Entro por cima, por baixo ou pelos lados. Experimento os espaços que nossos corpos podem ocupar juntos. Podem ser pequenos ou muito grandes. Qual o tamanho do meu corpo, dos nossos corpos e dos nossos desejos? Propomos a partilha das casas, das brincadeiras, dos sons e dos sonhos. Com a imaginação - e não só - construímos ruas, vilas, castelos para habitarmos e transformamos naquilo que desejamos. Fazer soar os cubos-casas e os corpos-casas, cada um com suas sutilezas e peculiaridades. Assim, podemos nos descobrir, fazedores de música, construtores de atmosferas ou dançantes de uma festa animada. - Essa oficina tem como suporte cênico arcos que se transformam em cubos-casas, levados pelos artistas



quinta-feira, 12 de novembro de 2020

À conversa sobre as emoções

 Esta semana a Emília trouxe para a sala o livro "Rainha das Cores". Este livro conta a "história de uma rainha que vive num mundo de cores, é a história do Azul, do Vermelho, do Amarelo e de uma vida em comunidade cheia de emoções, expectativas e relações. Cor, alegria, raiva, tristeza, ternura, ousadia são algumas das palavras que moram neste livro que se transformou num clássico contemporâneo da Literatura Infantil a nível mundial e que nos convida a refletir através das cores e das emoções. Um conto cheio de cor e poesia, escrito e ilustrado por Jutta Bauer"



Depois de ouvirmos a história, começámos a falar sobre as nossas emoções. Fomos buscar a caixa das emoções, mostrei-lhes fotografias de crianças com expressões emocionais diferentes e por cada emoção que observámos, experimentávamos uma emoção e falávamos sobre a mesma. A conversa foi fluindo e fomos fotografando as expressões de cada um e registando o que sentiam a partir de cada emoção expressa. 

Revelando expressões emocionais!


Registámos então o que cada um disse e ficou exposto na parede da nossa sala!

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

A Marmelada da avó Tuginha

Esta semana o Gil trouxe marmelos e a receita da marmelada da sua avó Tuginha. Assim que recebemos aqueles marmelos de aspeto delicioso, escrevemos no diário que queríamos fazer marmelada. Como não pudemos fazer a marmelada na cozinha, hoje fizemos a receita na Bimby e ficou também muito saborosa. 


 

terça-feira, 10 de novembro de 2020

Descobrir Van Gogh

A Luísa e a Ema partilharam com os amigos que foram a uma exposição do Van Gogh. Traziam notícias com fotografias e um livro que a Ema quis mostrar aos amigos. A curiosidade e o interesse pelo Van Gogh despertou no grupo e assim decidimos, na nossa manhã de Artes explorarmos duas obras que mais gostámos: os Girassóis e os Gladíolos. Para explorarmos de uma forma mais real e simbólica, trouxemos para a sala girassóis e gladíolos verdadeiros que pudemos cheirar, tocar, sentir, observar, conhecer....

Depois de muito explorarmos, usámos as flores numa composição artística que expusemos na nossa sala, depois de a mostrarmos, com orgulho, uns aos outros.