Na nossa sala utilizamos vários instrumentos de apoio ao planeamento de actividades e que regulam o dia-a-dia do grupo. Alguns desses instrumentos são construídos no início do ano com as crianças, para que estas participem activamente e de forma cooperada na dinâmica de sala.
A nossa Agenda Semanal ajuda a programar o nosso dia-a-dia: as manhãs são tempos mais autónomos para as crianças, com actividades nas áreas e projectos propostos pelas mesmas. As tardes são dedicadas aos tempos de animação cultural e tempo de trabalho comparticipado pelo grupo. Estes momentos são dinamizados pelo educador. Aqui acontecem actividades de escrita, matemática, ciências, música, histórias, etc...
As regras da nossa sala são feitas com as crianças e conforme a necessidade do grupo. As regras são amovíveis e podem ser retiradas quando adquiridas, o que faz com que o grupo se entusiasme para ficar com cada vez menos regras escritas na sala.
As regras da nossa sala são feitas com as crianças e conforme a necessidade do grupo. As regras são amovíveis e podem ser retiradas quando adquiridas, o que faz com que o grupo se entusiasme para ficar com cada vez menos regras escritas na sala.
A participação activa das crianças na construção dos seus próprios saberes e formação cívica é um dos princípios fundamentais do Movimento da Escola Moderna!
Fabuloso!
ResponderEliminarOs painéis estão muito bonitos e fáceis de compreender. Com estes instrumentos de pilotagem resta desejar a todos uma boa navegação para este ano :)
Obrigada Vitor. Os painéis estão de fácil leitura porque a forma deles desenharem evoluiu imenso e por isso é tão bom e tão importante serem eles próprios a construir estes instrumentos! v
ResponderEliminarCá em casa, atrás da porta há várias cartolinas coladas... com as folhas de presença, com os registos se portaram bem ou mal, etc... Tudo feito (e inventado) pelo Miguel!
ResponderEliminarNós deixamos. Já percebi de onde vêm as ideias! ;)
Olá.
ResponderEliminarÉ a minha primeira visita ao teu blogue. Está muito giro e adorei a forma como abordaste os mapas. É muito importante serem eles a construírem os seus instrumentos de trabalho - e depois damos uma ajudinha... eheh
Muito Bom!
Elsa
doiscontigo.blogspot.com