Gostamos de "provocar" as crianças com jogos e materiais que as estimulem e ao mesmo tempo as cativem. As brincadeiras com bolas são frequentes na nossa sala. Bolas pequenas, bolas grandes, bolas com texturas ou lisas são sempre um incentivo à brincadeira e à estimulação sensorial.
Primeiro é importante o contacto com o material. Sentir a sua textura, ver a cor, perceber como "funciona". Será que rola, será que é seguro, será que pica??? Muitas são as dúvidas que lhes assolam, mas está lá sempre o adulto que lhes transmite a confiança necessária para a exploração.
Depois de familiarizados com o material é hora de brincar e utilizar as bolas das mais variadas maneiras. Estas bolas gigantes ao serem exploradas desta forma não só são uma excelente brincadeira como também possibilitam o fortalecimento da musculatura dorsal e abdominal de cada criança. Quando eles sobem para cima da bola procuram encontrar estabilidade que promove o equilíbrio corporal. E assim a brincar também desenvolvem a motricidade global.
Olá!
ResponderEliminarTambém sou professora. Trabalho com uma turma de educação infantil, na cidade de Campinas, SP, Brasil.
Tenho um blog onde registro um pouco do cotidiano do meu trabalho (http://meajudaaolhar.wordpress.com).
Há tempos ando muito interessada em conhecer outros registros de professores sobre seu trabalho. Conheci alguns e estou pensando em organizá-los num blog. Passe para dar uma olhada. O layout final ainda não é o definitivo, mas ficará mais ou menos assim!
http://alemdosmurosescolares.wordpress.com
Um abraço,
Lili
Olá Lili,
ResponderEliminaracho fantástica a sua ideia. Terei todo o gosto em ver o meu trabalho ser partilhado além fronteiras. Grande projecto, muito boa iniciativa.
Parabéns!