segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Leitura de imagens

Na semana passada na nossa sala estivemos a fazer um trabalho de leitura/interpretação de imagens. A partir de recortes de revista fomentámos o diálogo. "O que estás aqui a ver?" perguntámos às crianças enquanto estas respondiam por palavras ou através de gestos o que aquelas simples imagens lhes transmitiam.
Depois à frente deles (porque é fundamental que as crianças nos vejam escrever, seja em que idade for) registámos as suas descrições. Primeiro individualmente ou a pares edepois em pequenos grupos para desta forma potenciarmos o aumento de vocabulário de cada um.
Esta atividade, que repetimos com bastante regularidade é essencial para o desenvolvimento da linguagem. Não só a partir de livros, mas também com todas as outras imagens que entram na nossa sala - recortes de imagens, ficheiros de palavras, notícias, etc.
O resultado é sempre fantástico, até porque a mesma imagem muitas vezes provoca reações diferentes e assim, todos os dias novas palavras são descobertas!

3 comentários:

  1. Tão giro! e que bom que é para o vocabulário deles! Todos os dias há palavras novas!

    ResponderEliminar
  2. Tenho atualmente um grupo de 1 ano e faço com alguma regularidade actividades desse género. Faço muito acerca de vivências: dias especiais, actividades de expressão motora ou musical, por exemplo. :D
    Já estou a seguir! Bom trabalho!
    (Passa pelo meu!)

    ResponderEliminar
  3. uma actividade que "enriquece" também o nosso vocabulário... muitas vezes é assim que decifranos aquela(s) palavra(s) que eles emitem repetidamentee e que não sabemos a "tradução". E depois a ver aquele livro ou revista ... sai a a palavra misterio "ahhh então era isto que estavas a dizer ontem ou anteonte..... como é que não precebi?!?!?"

    ResponderEliminar