Numa tarde de histórias, estavamos a acabar de ouvir uma história, quando o David disse que sabia que as borboletas nasciam da barriga das mães. Logo outras vozes se ouviram e num debate de ideias ficámos com outras sugestões na cabeça... será que nascem da barriga de outras borboletas ou nascem das flores e dos jardins??? Decidimos fazer um projeto para descobrir afinal como nascem as borboletas. Fomos à biblioteca buscar livros que nos ajudassem na nossa pesquisa. Em dois dias chegámos à conclusão que as borboletas nascem dos ovos e que primeiro, antes de serem borboletas, são lagartas.... descobrimos que comem muito, crescem e fazem um casulo, que se transformam depois em lindas borboletas. Depois percebemos porque é que elas andam sempre em jardins e daí a nossa confusão. É que as borboletas chupam o néctar das flores e por isso andam sempre perto das flores dos jardins. Escrevemos as nossas descobertas e fizemos um convite à Sala da Carmo para virem ouvir a nossa comunicação.
Detentores de tanto conhecimento, as crianças da sala da Marta comunicaram aos meninos e meninas da sala da Carmo todas as suas descobertas. No fim da comunicação mostraram-lhes muitas borboletas que temos no Centro de Recursos da nossa escola. Assim, todos puderam ver como há muitas espécies de borboletas e como são bonitas com tantas cores.
No final da comunicação a Marta contou a todos, a história da Lagartinha Comilona que nos ajudou a perceber ainda melhor como nascem as borboletas.
Sem comentários:
Enviar um comentário