Há uns tempos a Joana - mãe do Afonso S. - veio ter comigo porque o Afonso queria perceber melhor porque é que há trânsito e ela pensou em fazer qualquer coisa nesse âmbito para vir à nossa sala. Juntas imaginámos uma maqueta com muitos carros, uma mini cidade, semáforos... enfim, uma manhã divertida e elucidativa destas questões! Mas o que a Joana preparou foi muito mais que uma maqueta, foi um verdadeiro projeto técnico, imensas atividades plásticas, numa avenida com muito trânsito... a nossa!
A manhã começou com a novidade do Afonso, na reunião da manhã. Esperava-nos um dia fantástico com a visita da Joana! O Afonso era o miúdo mais orgulhoso da sala!
Depois de nos organizarmos em pequenos grupos, começámos a "desenhar" a nossa cidade. Uns fizeram a escola, outros o posto da bomba de gasolina, as casas vizinhas e ainda aviões para colocarmos no aeroporto!
Voltámos a encontrar-nos passado algum tempo, de regresso à área polivalente, fomos colocando o que faltava na nossa maqueta. Casas, a nossa escola, um escorrega, os semáforos e muitos carros. Percebemos que faltavam pessoas nas passadeiras, mas as mochilas e bolsos das crianças da nossa sala estão cheios de surpresas... logo ganhámos uma Minnie, um Thor, alguns bonecos da lego e outros da playmobil, um Super Mário e ainda uma Barbie. Cada um ganhou um lugar num passeio ou numa passadeira.
Os carros acumulavam-se, havia ambulâncias e carros de bombeiros, a rotunda do relógio ficou cheia. Nenhum carro conseguia avançar. Foi então que percebemos este fenómeno do trânsito. Quando toda a gente sai de casa para chegar ao trabalho ou sai do trabalho para chegar a casa, muitos carros entram na cidade. As ruas ficam cheias e acontece o trânsito.
Uma manhã fantástica. Obrigada Joana!
espetacular
ResponderEliminarQue fixe! Até eu gostava de ter uma coisa assim!
ResponderEliminar