Este ano ainda não tínhamos trabalhado nenhum projeto de arte. A Marta achou que não podíamos acabar o ano com essa lacuna. Foi assim, que num dia de manhã, numa reunião, lhes mostrei um livro sobre Picasso. Logo começaram a surgir questões: "Picasso???" ; "Quem é o Picasso?" "O que ele fez?""É pintor. Pintou o quê?" "Era amigo do Van Gogh?"
Foi assim que tudo começou. Eles começaram a devorar livros sobre Picasso. Em pouco tempo os livros multiplicaram-se pela sala. Muito devemos às famílias que tanto nos apoiam neste momento de pesquisa.
Depois de feita a pesquisa e de respondermos às perguntas sobre o pintor, fizemos uma biografia. Foi então que surgiu a proposta de se fazerem as reproduções das obras de Picasso. Cada um foi escolhendo a que mais gostava ou aquela com que mais se identificava e reproduzia.
Feitas as pinturas individuais, sugeri que reproduzíssemos a Guernica - uma das obras mais conhecidas do Picasso - coletivamente. Assim foi: durante uma semana dedicámo-nos ao rascunho, depois aos contornos, depois à pintura e por fim ultimamos pormenores.
Um trabalho verdadeiramente desafiante e que resultou numa obra maravilhosa, da qual todos nos orgulhamos muito!!!
Por último e para terminarmos este trabalho de forma extraordinária propus que, inspirados no Picasso, cada um fizesse a sua própria Obra, Cada um fez um esboço, depois o estudo de cores e finalmente a obra. Surgiram trabalhos magníficos e percebemos que claramente todos alargaram os seus reportórios culturais!
O desafio seria agora: O que fazer com tanta obra de Arte?
Sem comentários:
Enviar um comentário