segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Construção de Conceitos

Ao lanche a Madá bebe o pacote de leite mais estreito e comprido, já a Pipa costuma trazer um pacote mais baixo e achatado. Para elas a Madá bebia sempre mais leite que a Pipa, porque o seu pacote é maior.

Será? Coloquei-lhes a dúvida!

Como é que podemos descobrir? Fomos à cozinha buscar um copo alto. Despejámos lá para dentro todo o leite de um dos pacotes e fizemos uma marca com caneta. De seguida passámos o leite para outro recipiente e colocámos o liquido do outro pacote.


Verificámos que o copo ficou cheio até à marca feita, o que queria dizer que os dois pacotes têm a mesma quantidade de leite. Fomos depois analisar as embalagens e perceber porque é que parecia que uma tinha mais que a outra.

É importante valorizarmos as vivências do dia-a-dia, as suas próprias concepções para validar aprendizagens e adquirir conhecimentos. Este momento podia não ter tido o significado que teve se tivéssemos dado logo à partida uma resposta. Foi fundamental as crianças tirarem as suas próprias conclusões. E assim se aprende na sala da Marta!

5 comentários:

  1. E a D. Madá deve ter ficado muito mais descansada porque não a estavam a enganar na litrada do leite :))

    ResponderEliminar
  2. Fantástico como pertindo do dia a dia da sala se fazem tantas aprendizagens!! :) bj com saudades para todos*

    ResponderEliminar