quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Os scones e a matemática

Como já muitos devem saber esta semana fizemos scones para o lanche. Estavam deliciosos e o grupo pediu-me que pusesse a receita no blog para poderem repetir em casa com os pais. Disse-lhe que a ideia era óptima e que assim o faria.

No dia seguinte coloquei-lhes a questão: "Vocês não acham que a receita que nós fizemos é demasiado grande para fazer em casa? Imaginem só quantos scones teriam de comer para não sobrar nenhum!"

Surgiu então a ideia de fazer apenas metade da receita. Tínhamos a receita original no dossier de receitas da sala que tinha sido feita pelo anterior grupo da Marta. Partimos daqui para este difícil trabalho de divisão:

De raciocínio rápido foi a divisão dos ovos e das duas colheres de manteiga... Já para o açúcar, para a farinha e para o leite alguns meninos encontraram estratégias diferentes: foram buscar objectos à área da Matemática e foram dividindo entre duas crianças o número total de colheres. Por exemplo: contaram 12 peças e em seguida foram partilhando uma a uma as peças entre dois meninos até chegarem aos valores correspondentes à metade da receita! (Uma maravilha!!!!)

Enquanto faziam estas deliciosas descobertas iam registando nesta folha. Adoro as estratégias, adoro a escrita, o registo, os desenhos!!! Que orgulho!!!!!!!!! Estão todos de parabéns e para compensar tanto raciocínio vão ter mesmo de fazer a receita em casa!!!

4 comentários:

  1. Mau!!!
    O que me tinham dito é que, num destes dias, ia haver lanche com scones para os pais...agora afinal a receita é para fazermos em casa???!!!! :D :D
    (A folha de notas está MARAVILHOSA!)

    ResponderEliminar
  2. Ehehehe!!! Margarida, também podemos combinar!

    ResponderEliminar