quinta-feira, 3 de março de 2016

Comunicar para partilhar

Todos os dias na nossa sala temos um momento para comunicações. No final da manhã o grupo reúne-se e cada um têm oportunidade de mostrar aos outros o que fez durante a manhã. Esta partilha de saber promove a autoestima de quem comunica, validando socialmente as aprendizagens. Quem escuta também aprende pois tem a oportunidade de se confrontar com outras formas de saber e de aprender. A comunicação das aprendizagens e a partilha dos produtos culturais permite que todos possam aceder à informação de que cada um dispõe e aos seus produtos de estudo e de criatividade artística e intelectual. As comunicações da manhã acontecem das mais variadas formas: um pequeno grupo quer apresentar um trabalho de matemática, um par mostra como se apoiou na realização de um jogo, individualmente há quem apresente esculturas em plasticina, desenhos, recortes e colagens, aguarelas, pinturas ou construções de lego. Tudo é socialmente aceite e a cada apresentação surgem novas ideias, novas sugestões e mais trabalhos, promovendo também a curiosidade de todos pelas várias áreas da sala e dando origem a novos saberes. 


Por vezes surgem pequenas ajudas e é simplesmente delicioso ver estas interações. As ajudas acontecem no momento da comunicação, mas também se percebem que aconteceram no momento da produção dos trabalhos. 


A felicidade que cada criança tem em partilhar um trabalho que fez é indescrítivel. Percebemos o quão importante é esta validação social. De acordo com Sérgio Niza "os conhecimentos pesquisados e apropriados, individualmente ou em grupo, têm de ser difundidos por todos, através de circuitos de comunicação dos saberes e de apresentação dos produtos culturais, de forma presencial ou virtual. "


O acesso a todos à cultura e aos seus produtos traduz-se na consciência comunitária de cidadania. Aquando deste tempo de comunicações, os que escutam são convidados a fazer comentários e a colocar questões,  permitindo a todos melhorarem os seus conhecimentos, construindo assim uma verdadeira comunidade de aprendizagem.


É desta forma que crescemos como grupo. O reconhecimento pelos outros de que nos esforçamos e trabalhamos, promove em cada um de nós o sentimento de pertença e de melhoria, tendo como finalidade o bem comum.

1 comentário:

  1. Espetacular. É tão bom ver outros a escrever de forma tão bonita o que pensamos e o que tentamos fazer. Adorei.
    Vou colocar no meu Facebook com este comentário como introdução. Obrigado.

    ResponderEliminar