Na nossa sala todos são considerados parte do grupo. O grupo não são só as crianças, o grupo são as crianças, as famílias, a equipa de sala (educadora, auxiliar de ação educativa, estagiárias que por cá passam) e toda a comunidade educativa. Isto quer dizer que todos nós podemos ser pontos de partida para atividades e projetos que acontecem na sala. "O planeamento das atividades em creche decorre de diversos pontos de partida, podendo estes confluir em propostas carregadas de significado. Como pontos de
partida temos os interesses das crianças manifestados pelo seu comportamento e pelas suas verbalizações, bem como pelas escolhas espontâneas que fazem; as necessidades das crianças,
manifestadas numa dificuldade identificada pelas
famílias ou pelos educadores; a vida na creche,
em casa ou na comunidade, onde surgem oportunidades e interesses; o contacto com o nosso património cultural e natural a que as crianças têm
o direito de aceder (ex: histórias, lengalengas, pintura, culinária, ida a um concerto, passeio no
campo)." in Folque, Ricardo & Bettencourt
Um dia em conversa na sala, a Nádia disse-me que queria fazer uma atividade com as crianças, mas que não sabia como esta poderia surgir. Esclarecemos que, sendo ela parte do grupo, também ela poderia sugerir uma ativadade, propondo às crianças a sua ideia. Combinámos tudo e chegou o dia. A Nádia tinha uma surpresa para todos. Entrámos de manhã na sala e encontrámos um ambiente tão diferente. Havia luzes por todo o lado. Luzes no chão para brincar, luzes que refletiam cores e movimento no teto. O mundo parecia ter parado ali dentro. A acompanhar aquele cenário, tocava música clássica no rádio. A Nádia tinha preparado tudo ao pormenor. A exploração e a sensação de relaxamento naquela manhã foi incrível. Claro que acabámos por convidar a sala dos nossos amigos do lado para virem viver este momento connosco. Um momento tão rico e tão cheio de significado para todos!
Um dia em conversa na sala, a Nádia disse-me que queria fazer uma atividade com as crianças, mas que não sabia como esta poderia surgir. Esclarecemos que, sendo ela parte do grupo, também ela poderia sugerir uma ativadade, propondo às crianças a sua ideia. Combinámos tudo e chegou o dia. A Nádia tinha uma surpresa para todos. Entrámos de manhã na sala e encontrámos um ambiente tão diferente. Havia luzes por todo o lado. Luzes no chão para brincar, luzes que refletiam cores e movimento no teto. O mundo parecia ter parado ali dentro. A acompanhar aquele cenário, tocava música clássica no rádio. A Nádia tinha preparado tudo ao pormenor. A exploração e a sensação de relaxamento naquela manhã foi incrível. Claro que acabámos por convidar a sala dos nossos amigos do lado para virem viver este momento connosco. Um momento tão rico e tão cheio de significado para todos!
Sem comentários:
Enviar um comentário