sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Encontros à distância

Nesta coisa que é a educação à distância são muito mais as perguntas do que as certezas. Nem sempre sabemos se as propostas que fazemos fazem sentido. Nem sempre temos a noção se as famílias em teletrabalho conseguem conjugar a sua vida profissional com o apoio aos seus filhos. E muitas vezes, temos a sensação que este modelo não é para crianças pequenas e que a maior parte do que fazemos é num limbo de incertezas e dúvidas. 

Uma coisa julgamos ser certa, as crianças sentem saudades dos amigos. As crianças sentem saudades dos adultos da escola e o papel do educador será encontrar forma de dinamizar espaços de encontro à distância para que as crianças se possam ver, conversar sobre os seus dias e até brincar. 

Nestes encontros à distância, que organizo semanalmente, podem acontecer várias coisas: por vezes conto uma história, por vezes cantamos canções que gostamos, muitas vezes mostramos o que andámos a fazer em casa. De vez em quando temos um convidado: a nossa professora de música é quase convidada permanente. Gostamos de ouvir as suas canções. Às vezes dançamos ou fazemos o jogo das estátuas. Nem sempre aparecem todas as crianças. Combinámos um horário em que as famílias já podem estar presentes e conseguem acompanhar os seus filhos. E assim vamos levando este espaço de educação à distância com a certeza que esta permanência de contanto e relação é fundamental, não só pelos afetos que nutrimos uns pelos outros, como pelo tão esperado regresso à escola. 

Sem comentários:

Enviar um comentário