quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Máscaras de Cortiça - das partilhas que nos enriquecem culturalmente!

Na segunda-feira a Maria E. chegou à escola com uma grande novidade. Ela tinha estado de férias com os pais nas aldeias de Xisto e encontrou por lá um senhor que fazia em cortiça máscaras muito divertidas. A Maria ajudou o Sr. José a fazer a sua máscara e trouxe para a nossa sala para partilhar com os amigos. Os pais da Maria fotografaram a Maria nas aldeias de Xisto e também todo o processo de realização da máscara de cortiça que o Sr. José tão habilmente faz. Foi mito interessante podermos conhecer um bocadinho mais da cultura do nosso país, pelos olhos da Maria e da sua família. Ficámos encantados. 


Mas a família da Maria não trouxe só fotos e máscaras para partilhar. A família da Maria trouxe também um rolo de cortiça e ainda outros objetos de cortiça para podermos fazer as nossa próprias máscaras. 


Inspirados na máscara do Sr. José e munidos de rolhas, pedaços redondos e cones de cortiça, cada criança fez a sua máscara. Uns pediram para cortar a boca, outros pediram para pôr a língua de fora e outros ainda para fazer dentes, uns queriam poder espreitar e ver os amigos outros quiseram colar olhos. Uns quiseram pôr orelhas, outros sobrancelhas e ainda houve quem quisesse fazer cabelo. Foi uma semana cheia de máscaras onde pudemos aprender muito bem as partes do rosto. 


Em conjunto decidimos pintar as nossas máscaras que agora estão em exposição à porta da nossa sala. Deliciem-se! 

Sem comentários:

Enviar um comentário