Desde o início de Fevereiro que temos Mapa de Presenças na sala. Construímos o mapa juntos, colámos as fotos e em conjunto pudemos ter um primeiro contacto com o nome escrito de cada um. Quando colámos o Mapa na parede, expliquei-lhes para que é que este instrumento serviria. Foi um momento delicioso de grupo.
Um a um eles foram marcando as suas presenças e reconhecendo a sua fotografia e nome naquele novo instrumento.
Também nos vamos apercebendo diariamente de quem falta e surgem as primeiras preocupações. "O Miguel não está. Está doente?" - perguntou a Bia.
"As crianças, ao tomarem progressivamente consciência de si próprias e dos outros, bem como da sua vida no grupo, vão-se reconhecendo como fazendo parte dele. Esta tomada de consciência permite-lhes antecipar ações, expressar interesses e modos de agir, participando na definição do planeamento. O Mapa de Presenças, com fotografias de todos os elementos do grupo, é um instrumento fundamental para promover o sentido de pertença ao grupo e para o desenvolvimento de atitudes de cuidado para com o outro e de indagação sobre as vidas de cada um." Folque, Bettencourt & Ricardo
Sem comentários:
Enviar um comentário