quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Avaliação do Mapa de Presenças

Chegados ao final do mês foi altura de avaliarmos o mapa de presenças: Cada um contou as suas faltas e as suas presenças. Construímos juntos um gráfico de barras que analisámos com todo o rigor, permitindo fazer diferentes descobertas.

Após este trabalho em que ficámos a saber quem tinha faltado mais, quem nunca tinha faltado e até que somando as faltas e as presenças de cada menino o resultado era sempre 20 (o número total de dias que houve escola), fossem quais fossem as parcelas, resolvemos fazer outro trabalho. E os voluntários foram os Tiagos:

Cada um voltou a pintar as suas barrinhas com o número de faltas e presenças. E deram-nas ao Tiago B. e ao Tiago S. que prontamente as colocaram por ordem crescente (faltas) e decrescente (presenças). No final comunicaram aos amigos as suas descobertas. Foi mesmo um bom trabalho de matemática!

7 comentários:

  1. Que giro.
    Hoje de manhã no carro o Tiago disse-me que tinha ido 20 vezes à escola, porque nunca tinha faltado. A conversa continuou e ele dizia que havia meninos que tinham ido menos vezes à escola porque tinham faltado.
    Eu imaginei que tivessem estado a fazer o balanço do mês de Janeiro.
    Agora já entendo muito bem toda a conversa.
    Que bom ver que a matemática é um jogo divertido.
    Parabéns aos Tiagos.

    ResponderEliminar
  2. E ao vivo ainda está melhor.... Venham ver à nossa sala!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Não me admira o resultado final ser exemplar – estes menin@s são um espectáculo! e para mais porque a sua educadora revela-lhes uma matemática divertida, útil e reflexiva, ou seja, que a brincar os põe a

    ResponderEliminar
  4. Mas quem disse que a matemática é dificil?

    É uma forma interessante de se brincar á matemática, que até permite fazer estatisticas, ordenar dados e representá-los graficamente.

    A brincar a brincar eles vão aprendendo, pois estes meninos tem uma excelente Educadora.

    Parabéns a todos

    ResponderEliminar
  5. Obrigada por tamanhos elogios... A verdade é que é fácil trabalhar com os vossos filhos, porque eles são crianças interessadas e muito motivadas. Logo também eu fico motivada e entusiasmada a trabalhar com os meus (nossos) meninos!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Os elogios são muito merecidos!!!!!

    Parabéns pelos excelentes trabalhos.

    Só tenho pena que o Tiago não relate nada do que faz durante o dia, apesar da minha insistência em perguntar.

    Bjs e BFS a tod@s

    Isabel Serrão

    ResponderEliminar
  7. Este trabalho está digno de ser comunicado não só dentro da sala!!! Que tal uma comunicação na sala vizinha do piso de cima!!!!

    Assim os meninos da Sala da Vera mostram uma tabela e os meninos da sala da Marta gráficos!!!

    Matemática interactiva.....

    ResponderEliminar