segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Inglês na nossa sala

Para além das aulas de inglês que decorrem e muito bem com a professora Carla, nós na nossa sala também gostamos de falar e aprender algumas palavras em inglês. Da África do Sul a Marta trouxe imensos livros de vocabulário e outros de histórias em inglês. De Londres também nos chegaram uns livros pelas mãos do Tiago B. que esteve lá no Verão e que estão na nossa biblioteca da sala desde essa altura... Com tantos suportes em inglês não é de admirar que esta língua esteja a emergir de uma forma bastante fluente na nossa sala. É muito engraçado vê-los a aprender novas palavras e de uma forma tão motivada. Gosto que eles saibam um bocadinho de tudo e o inglês também não está esquecido na nossa sala...

3 comentários:

  1. Cá por casa já sabiamos que o Inglês estava presente na sala porque o Tiago fala várias vezes em Inglês e pergunta como se diz esta e aquela palavra.
    O livro que está na imagem foi realmente um dos que veio de Londres, cá em casa há um igual.
    Muito bom eles terem esta noção que existem diferentes línguas e irem aprendendo algumas palavras.
    Bjs

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  2. O que posso dizer sem parecer demasiado mãe babada?! ;-)
    O David há já muito tempo que demonstra não só curiosidade mas também “jeito” para a aprendizagem de línguas e tem uma preferência notável pelo inglês. Por isso, também por aqui vamos ouvindo amiúde aquela questão - “e como é que se diz em inglês….?” Quando eu tinha 5 anos não me lembro de fazer esta pergunta aos meus pais, o que só pode ser um bom sinal ;)
    Para além disto, e como já fomos dizendo, o nosso menino chega sempre bastante contente das aulas de inglês e é até detalhado nas descrições daquilo que por lá faz e se vai passando. A professora Carla está pois de parabéns por conseguir providenciar um primeiro contacto com o inglês de forma tão agradável e estimulante, pelo menos a julgar pelo entusiasmo que vamos notando.
    Muito importante também, é que este envolvimento precoce com uma segunda língua é feito de forma natural e espontânea, sem implicar grandes esforços adicionais às crianças. Logo, há que retirar proveito desta capacidade que ao longo da vida se vai perdendo inevitavelmente. E depois, claro, a aprendizagem de uma nova língua desperta a curiosidade por "coisas novas" (objectos, imagens, histórias, canções, filmes, jogos…), o que ajuda a criar um ambiente positivo de receptividade perante a diversidade cultural que nos rodeia, encarando-se eles próprios também dessa maneira como membros integrados da sociedade plural.

    Tudo isto para dizer – Well done, Marta! (e que lá na Bélgica continuam a aguardar por umas palavras da parte dos menin@s. Afinal, não querem receber uma carta escrita… em francês?) pois, isto trazia água no bico…ehehe!!!

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  3. A Joana que desde pequena vai "lendo" umas coisas em inglês - e que nos ouve (aos pais) a falar inglês quando não podemos evitar um assunto à frente dela (uma vez perguntou-nos chateada porquê falávamos em inglês se podíamos falar em português...), - nos últimos dias tem de facto andado a dizer umas coisas na língua inglesa e a perguntar outras. Desconhecíamos que era pelas razões deste post, já que a Joana nos conta pouquíssimo do seu dia na escola. Mas tem sido muito giro. Mais uma bela prestação da Marta, parabéns!
    Samuel.

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