segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Matemática

Na nossa sala existem muitas formas de se trabalhar a matemática! A partir de situações do quotidiano: "Quem trouxe botas? Quem trouxe sapatos? Hoje há mais botas ou mais sapatos?"; "Quantos sabores diferentes de iogurtes se comeram hoje na nossa sala?"; a partir dos nossos instrumentos de trabalho: "avaliação do mapa do tempo"; a partir de jogos e recortes, etc... Muitas são as situações que com o olhar atento, se podem revelar potenciais momentos para trabalhar a Matemática.

No outro dia, e a propósito do projecto da Arte, descobrimos que alguns pintores, utilizam recortes e colagens de figuras geométricas para fazer as suas composições artísticas. Quisemos experimentar fazer o mesmo e para isso a Mónica recortou inúmeras formas geométricas que foram dando vida aos diferentes trabalhos de cada menino.


Uns mais abstractos, outros com mais forma, lá foram surgindo diferentes composições na nossa sala:


No final, e para dar ainda mais sentido matemático à nossa actividade, fomos contar quantas formas geométricas diferentes tínhamos usado em cada trabalho:

10 rectângulos
2 círculos
5 triângulos
2 quadrados

Sem dúvida, um trabalho de grande concentração... em exposição na nossa sala!

4 comentários:

  1. Estão efectivamente a crescer , e assim é que nós reparamos....nestas pequenas coisas. Obrigado!!!!

    ResponderEliminar
  2. De facto, é um prazer vê-los crescer... e com tantas aprendizagens! ;-)

    ResponderEliminar
  3. És uma educadora extraordinária...
    Nunca esqueces a Arte Infantil mesmo quando ensinas matemática e esta forma de ir aprendendo a contar enquanto se brinca é fantástica. introduzir assim as figuras geométricas de uma forma subtil no imaginário dos meninos enquanto desenham também é uma excelente ideia.Parabéns pelo teu blogue. Essa escola é fantástica e prometo voltar.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Luisa por tamanho elogio! Espero que continues a passar por aqui e a deixar sempre a tua opinião! É muito importante saber que o meu trabalho é reconhecido! Tento sempre fazer o meu melhor e passar às crianças o que de melhor há no Mundo! Obrigada mais uma vez!

    ResponderEliminar