sexta-feira, 9 de abril de 2010

Jogo do lençol

Todas as semanas, na nossa agenda temos uma tarde de jogos sociais...

Por jogos sociais entende-se jogos que respeitam regras, tais como dominós, lotos, mikado, e outros jogos de tabuleiro. Assim como jogos de grande grupo: das cadeiras, do peixinho, do lençol! Reservámos uma tarde para o fazermos, pois só assim as crianças vão interiorizando as regras para depois o conseguirem fazer autonomamente! E assim vou lhes dando as bases para se organizarem sem ajuda, inventarem jogos, cumprirem regras e criarem... sozinhos!!!

Esta semana foi dia de jogarmos ao jogo do lençol:

Sentamo-nos todos em roda, uma criança sai lá para fora e não pode espreitar! Dentro da sala um menino esconde-se debaixo do lençol. Todos os outros avisam quando o que está lá fora pode entrar. A criança que entra na sala tenta identificar quem está debaixo do lençol. Para ser mais fácil essa criança pode fazer perguntas: "Se é menino ou menina?", "Se é moreno ou loiro?", "Onde gosta de brincar?", etc. O grupo também pode dar pistas... Com todas estas informações eles conseguem então adivinhar quem está debaixo do lençol. Este é um jogo muito divertido, que eu guardo da minha infância.

2 comentários:

  1. Espectacular!!!
    também me lembro destes jogos. Que sorte fazer parte da Sala da Marta e passar tantos dias fabulosos, ora a jogar, ora a fazer os trabalhos de que tanto gostam...
    Beijinhos dos pais da CN

    ResponderEliminar
  2. então e... quem está de baixo do lençol?!

    ResponderEliminar