terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Histórias partilhadas

A nossa sala adora fazer correspondência. Escrever cartas é uma actividade constante na nossa sala. Fazemos correspondência porque assim aprendemos uma outra forma de expressão e comunicação que pressupõe alguém com quem comunicar, fazêmo-lo para que as crianças desenvolvam o gosto pela leitura e pela escrita e sintam curiosidade em conhecer outras pessoas, culturas e realidades e ainda para que elas compreendam as relações entre a linguagem oral e a linguagem escrita. Os nossos correspondentes favoritos são a sala da Aissa e a Mónica (nossa querida estagiária do ano passado).

As nossas cartas contêm mil e uma aventuras: contam-se novidades, conhecem-se novos amigos, partilham-se receitas, trocam-se informações para projectos, matam-se saudades, combinam-se visitas e muito, muito mais.

Hoje trago aqui uma história partilhada entre duas salas: a da Marta e a da Aissa. Esta história foi feita pelos dois grupos e é de uma riqueza singular... Até porque sentimos que é importante agradar e surpreender aqueles de que mais gostamos e por isso o investimento é muito maior. Esta história chegou pelo correio, ainda sem título nem final. Todos juntos imaginaram um enredo e em pequeno grupo fizeram-se as ilustrações. Agora, depois de completa, a nossa história voltou para a sala de origem em envelope fechado e com uma carta a dizer: "Gostámos muito, queremos mais!"


1 comentário: