terça-feira, 29 de março de 2011

Drº Nuno e os Bebés

Na nossa sala estamos a fazer um projecto sobre "porque é que os bebés ficam mais vezes doentes do que os crescidos?"... A pergunta surgiu numa reunião da manhã, altura em que a Mariana contou que a sua irmã mais nova tinha ficado em casa doente. Começámos o projecto e já fizemos algumas pesquisas, mas não chegámos a muitas conclusões. Pensámos então que poderíamos convidar um médico para vir esclarecer algumas da nossas dúvidas! Mandámos um convite e ontem foi dia de o receber.

O Dr.º Nuno (irmão da Inês) veio cheio de paciência e respondeu a todas as nossas perguntas. Tentou explicar porque é que os bebés têm mais doenças que os adultos. Que são mais frágeis, têm menos defesas e também por isso precisam de muitas vacinas, que os protegem. Depois de esclarecido, o grupo continuou a fazer perguntas desta vez sobre curiosidades do corpo humano (não fosse o projecto estar tão vivo nas suas memórias) e ainda sobre a alimentação. Mais uma vez aprendemos imensas coisas e no final o Dr.º Nuno emprestou-nos o seu estetoscópio para ouvirmos o coração uns dos outros.

Ainda houve tempo para espreitarmos as gargantas e percebermos como é que os médicos sabem quando estamos doentes.

A mensagem mais importante é que os médicos são nossos amigos e não querem fazer mal às crianças... nem mesmo quando precisam de levar vacinas. ;-)

Obrigado Nuno!!!

6 comentários:

  1. Para além dum equipa de educadoras e auxiliares de topo, este miúdos ainda têm a sorte de ter estagiárias totalmente disponiveis para envolverem toda a sua rede de conhecimentos em prol dos projectos que eles querem desenvolver. No ano passado, com a Mónica, ficou (lá por casa) célebre a visitar do Ivan - o Nadador Salvador (projecto Praia) e agora com a Inês vem o Dr. Nuno, que ontem fez as delicias da pequenada (pelo menos da nossa! - que ainda justificou não ter trazido um cupcake para casa para nós provarmos "porque os cupcakes tinham sido feitos para oferecer ao Dr. que os tinha ido visitar" :D)

    Não me canso de dizer: Somos uns sortudos! :)

    ResponderEliminar
  2. ah, daí o Miguel falar de bebés todos os dias :)))
    Grandes aprendizagens e que eles absorvem totalmente e com imenso gosto...
    Bj

    ResponderEliminar
  3. É sempre bom poder contribuir e eles estavam mesmo entusiasmados! Acho que gostaram bastante e se divertiram aprendendo!

    ResponderEliminar
  4. muito falada esta visita, aqui por casa! que bela iniciativa! o objecto preferido sem dúvida o estetoscópio! obrigada ao dr. Nuno e à mana Inês ;)

    ResponderEliminar
  5. É um privilégio ler as vossas palavras e sentir que o que fazemos faz realmente sentido! Para mim todos os dias são uma aventura, cheios de momentos deliciosos. Obrigada por este feedback sempre positivo que nos transmitem e nos fazem voar!!!!!!!!!!! ;-)

    ResponderEliminar
  6. A estagiária Mónica fica muito contente ao perceber que o projecto da praia e a visita do Ivan, nadador salvador, foi marcante para eles:)

    Por estes lados a estagiária tem imensas saudades deste grupo fantástico, de uns pais maravilhosos e de uma equipa unica com o qual o Piloto Diese nos brinda!! Foi realmente um privilégio ser a ESTAGIÁRIA DA MARTA! :)

    Um enorme bj para todos e um abraço carregadinho de saudades

    ResponderEliminar