quarta-feira, 9 de março de 2011

Quero contar, mostrar ou escrever

Todos os dias, logo pela manhã, juntamo-nos à volta da mesa para falar sobre as nossas vivências, para partilhar descobertas, livros e outros mimos... São longas conversas partilhadas, são risos sinceros, são momentos únicos e especiais estes que saboreamos "ao redor da mesa grande". Na parede da sala repousa um mapa que ajuda a gerir este momento da manhã, é o "Quero contar, mostrar ou escrever". Este instrumento é gerido autonomamente pelo grupo: mal chegam de manhã escrevem o seu nome numa das colunas e assim mostram ao grupo o desejo de quererem expressar-se.


Nas nossas reuniões da manhã surge de tudo um pouco: projectos, angústias, saberes, novidades... é um momento verdadeiramente rico. Temos tido grandes surpresas todos os dias! Hoje deixo alguns dos muitooooooooooooos momentos vivenciados nesta reunião da manhã!!!


Um bolo da família Nunes -mimos que enchem o coração!


O Pedro aprendeu a andar de bicicleta sem rodinhas e trouxe as fotos numa pen para vermos no computador da sala!

O Miguel recebeu um livro gigante sobre o corpo humano e partilhou com os amigos!!!


A Inês foi a uma pedreira em Mira d'Aire e encontrou pegadas de dinossauro!!!

E é assim que todos os dias valorizamos as experiências únicas e individuais de cada um, crescemos enquanto grupo, aprendemos a ouvir os outros e respeitamo-nos enquanto seres únicos que somos.

3 comentários:

  1. Obrigada Verinha por nos teres passado este instrumento que tantas vivências proporciona!!!!!!!!!! ;-)

    ResponderEliminar
  2. Um belo instrumento, uma bela forma de levar as crianças a participar e a envolver-se de forma activa na construção do seu conhecimento.
    Cada vez gosto mais de passar na sala da Marta...

    Bjs, Juca e Sala Fixe

    ResponderEliminar
  3. Espectacular! Dá mesmo vontade de fazer parte desta sala.

    ResponderEliminar