sexta-feira, 15 de junho de 2012

Brincadeiras com bolas

Gostamos de "provocar" as crianças com jogos e materiais que as estimulem e ao mesmo tempo as cativem. As brincadeiras com bolas são frequentes na nossa sala. Bolas pequenas, bolas grandes, bolas com texturas ou lisas são sempre um incentivo à brincadeira e à estimulação sensorial.

Primeiro é importante o contacto com o material. Sentir a sua textura, ver a cor, perceber como "funciona". Será que rola, será que é seguro, será que pica??? Muitas são as dúvidas que lhes assolam, mas está lá sempre o adulto que lhes transmite a confiança necessária para a exploração.

Depois de familiarizados com o material é hora de brincar e utilizar as bolas das mais variadas maneiras. Estas bolas gigantes ao serem exploradas desta forma não só são uma excelente brincadeira como também possibilitam o fortalecimento da musculatura dorsal e abdominal de cada criança. Quando eles sobem para cima da bola procuram encontrar estabilidade que promove o equilíbrio corporal. E assim a brincar também desenvolvem a motricidade global.

2 comentários:

  1. Olá!
    Também sou professora. Trabalho com uma turma de educação infantil, na cidade de Campinas, SP, Brasil.

    Tenho um blog onde registro um pouco do cotidiano do meu trabalho (http://meajudaaolhar.wordpress.com).

    Há tempos ando muito interessada em conhecer outros registros de professores sobre seu trabalho. Conheci alguns e estou pensando em organizá-los num blog. Passe para dar uma olhada. O layout final ainda não é o definitivo, mas ficará mais ou menos assim!

    http://alemdosmurosescolares.wordpress.com

    Um abraço,
    Lili

    ResponderEliminar
  2. Olá Lili,

    acho fantástica a sua ideia. Terei todo o gosto em ver o meu trabalho ser partilhado além fronteiras. Grande projecto, muito boa iniciativa.

    Parabéns!

    ResponderEliminar