terça-feira, 19 de novembro de 2013

Como trabalhar o desenvolvimento da linguagem oral e abordagem à escrita

Na nossa sala todos os dias realizamos atividades que promovem o desenvolvimento da linguagem oral e abordagem à escrita. Esta semana tivemos, como é hábito... tempo para comunicações. Acreditamos que este tempo é fundamental para promover a partilha entre os pares. Quem comunica expõe-se, aprende a melhorar a sua oralidade e a sua forma de comunicar, pois tem que o fazer para que os outros compreendam o que se  diz.


Estivemos também a fazer os registos do fim-de-semana. Registar o que as crianças dizem é muito importante. Em primeiro lugar porque é a memória do grupo, em segundo lugar porque começamos a trabalhar o projeto pessoal leitor escritor de cada criança através da tomada de consciência de que tudo o que se diz, se pode escrever. E em terceiro lugar para valorizar as vivências e culturas de cada um.  


Ainda esta semana, e a partir da história "Dança quando chegares ao fim" fizemos uma lista de palavras que rimam. Estes trabalhos ajudam a ampliar o vocabulário e fazer descobertas importantes mas ao mesmo tempo divertidas na nossa língua, o Português! 


E é assim, que de uma forma lúdica, apelativa e motivacional chegamos mais longe diariamente nas descobertas e aquisições na nossa sala. 

Sem comentários:

Enviar um comentário