domingo, 8 de dezembro de 2013

A nossa visita ao Hospital dos Pequeninos


 Chegámos ao Hospital dos Pequeninos e fomos muitíssimo bem recebidos por uma vasta equipa de (futuros) médicos que nos explicaram o que iríamos fazer.



Uma a uma, todas as crianças levaram os seus bonecos de referência à triagem, onde explicaram os males dos seus "amigos preferidos". Da triagem, e já com pulseira no pulso, de acordo com a emergência da situação foram para a consulta. Na consulta ajudaram os médicos a ver os ouvidos, a garganta, mediram a febre e uma série de outros procedimentos comuns neste espaço. 

Seguiram depois para as análises e salas de exames (imagiologia) onde tiraram sangue aos bonecos e fizeram muitas radiografias e tac's. O diagnóstico estava quase a sair...


O pior cenário esperava-se, era tempo de irem para a cirurgia... Mas para se fazer uma cirurgia é preciso lavar muito bem as mãos e por isso todos puderam passar pelo espaço de desinfeção onde os médicos ensinaram a lavar as mãos corretamente!!!
  

Depois de deinfetados e vestidos propriamente cada criança pode anestesiar o seu boneco, e fazer a famosa cirurgia. Mais uma vez e sempre acompanhados por (futuros) médicos que lhes explicaram o que acontece neste local.


De seguida puderam fazer o penso, na zona da enfermagem e medicar os seus bonecos na farmácia, com os fundamentais conselhos dos médicos que os acompanharam ao longo desta aventura.


Parecia que agora já podiam relaxar... mas não, ainda havia mais um sítio onde tinham de parar: todas as crianças puderam levar os seus bonecos ao dentista, onde aprenderam a escovar bem os dentes e onde ficaram a saber tudo o que acontece na cadeira do dentista. 

 


A visita terminou com uma consulta no Nutricionista onde todos estiveram a escolher que alimentos pertenciam a cada fração da roda dos alimentos. Foi uma manhã cheia de aventuras e com muitos conhecimentos adquiridos. O objetivo  desta visita de estudo foi cumprido: reduzir o medo da Bata Branca nas crianças através de um jogo de representação, onde cada criança levou ao "Hospital" um dos seus brinquedos que estava doente e precisava de ser curado. 

4 comentários:

  1. Adoro!! Já tinha lido sobre este Hospital, e tive imensa pena porque a Teresinha ainda é pequenina... aposto que adoraram todos!! :)

    ResponderEliminar
  2. Vocês são sem duvida o melhor que pode existir. Obrigada por continuarem o bom trabalho de sempre, a LUISA fala sempre com muita saudade de todos. BJS

    ResponderEliminar
  3. FABULOSO!!!! O Poo lá vinha de braço ligado e penso no nariz, até fez uma radiografia...parabéns Marta, esta visista foi muito importante para a Jú que tem muito medo de ir ao médico.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Este foi o hospital mais acolhedor e divertido que já fui! Através de situações bem reais percebemos que afinal os hospitais, os médicos e os enfermeiros só nos querem ajudar :)
    Adorei esta visita!

    ResponderEliminar