quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Falámos sobre alergias

A semana passada a mãe da Matilde veio à nossa sala falar sobre alergias. O tema é deveras importante para nós, porque temos alguns meninos alérgicos e outros com intolerâncias alimentares na sala. 




De uma forma muito simples e apelativa a Margarida explicou-nos que algumas pessoas fazem reações a determinados alimentos. Fomos então perceber que reações são essas:


Foi assim que num grande boneco colámos borbulas, dores de barriga, vómitos e até eczemas. Ficámos ainda a saber que determinadas alergias podem levar algumas pessoas ao hospital. 



No final percebemos que na nossa sala há várias crianças com intolerâncias e alergias e que todos devemos ter cuidado na hora de partilharmos, por exemplo, um pacote de bolachas ou um saco de rebuçados/doces. Todos perceberam que somos todos diferentes e que é nessa diferença que crescemos e nos respeitamos.


Fizemos depois uma receita de areias que todos puderam comer porque não tinha nenhum ingrediente proibido.  Obrigada Margarida por esta partilha tão importante!

3 comentários:

  1. Bom dia! que ideia tão boa!
    Peço para partilharem esta e outras receitas, para, quando houverem comemorações, podermos fazer bolos e bolachinhas que todos possam comer!

    ResponderEliminar
  2. Adorei esta notícia! Começarem tão cedo a aprender sobre tudo o que os rodeia é maravilhoso! Por aqui já se anda a preparar uma visita cheia de " bichinhos" !

    ResponderEliminar
  3. A mãe da Matilde escreveu na nossa página do Facebook:

    A receita usada é a da bimby, mas podem usar outras desde que não coloquem ovo, leite de vaca ou farinha de trigo ou aveia. A pedido de algumas mães, aqui fica a receita das areias que usámos:
    300g de farinha de espelta (a melhor, na nossa opinião)
    200g de manteiga normal
    100g de açúcar.
    Basta misturar tudo até ficar uma massa areada. Depois é formar as bolinhas e levar ao forno pre-aquecido durante 10 a 15m a 180°. No fim, passar por açúcar e já estão! Facilita ter o tabuleiro forrado com papel vegetal
    A mesma receita pode ser usada para fazer bolachas.

    ResponderEliminar