terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Os pinguins cativaram-nos com todas as suas particulariedades

 Depois de lermos a história "Sobe e Desce" de Oliver Jeffers, surgiu a dúvida se o pinguim é uma ave será que não voa mesmo? Fomos à biblioteca da escola e trouxemos livros para a nossa investigação. Depois fizemos pesquisa na internet. Reunimos informação e depois de darmos resposta às nossas dúvidas iniciais descobrimos muitas mais curiosidades sobre os pinguins que nos cativaram imediatamente. Hoje foi dia de validarmos os nossos conhecimentos ao comunicarmos o nosso projeto à Sala da Mariana


De facto os pinguins não voam... são aves, mas demasiado pesadas para voar. Por outro lado descobrimos que são excelentes nadadores! 



Sabiam que há muitas espécies de pinguins e que algumas destas espécies estão em vias de extinção? E que pinguim imperador é o maior pinguim de todos? Aliás o pinguim imperador é mesmo muito engraçado e foi sobre ele que fizemos a maior parte das nossas descobertas. 


Descobrimos nas nossas pesquisas que pai pinguim é que choca o ovo. Durante mais ou menos dois meses o pinguim não come, não se mexe, dorme em pé... tudo para proteger bem o seu ovo. A mãe pinguim vai à procura de comida para o filho e quando volta, dá então a vez ao pai de se ir alimentar. Sabiam que os pais é que mastigam a comida dos filhotes? 


E ainda descobrimos tantas outras coisas... que os pinguins andam sempre em fila indiana, que só têm um "namorado" toda a vida... são inseparáveis e encontram-se no meio de um bando de pinguins através das suas canções de amor. Nós ficámos derretidos com este projeto. Se quiserem saber mais é só espreitarem na nossa sala... 


Hoje a comunicação foi feita com imenso orgulho e prazer. Estamos rendidos a esta espécie animal. 

3 comentários:

  1. Excelente trabalho!
    Nós também investigamos vários animais que vivem nos pólos e as crianças adoraram.
    Visitem-nos...
    Com carinho

    Laura e piratinhasnoji.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. E o orgulho com que o António nos contou cá em casa tudo o que aprendeu? Adorámos este projeto

    ResponderEliminar
  3. E o grande acontecimento que foi construir um pinguim gigante, de um metro, até ao teto!! Parabéns por mais este projeto, pela paixão de aprender. Obrigado Marta e Paty :-)

    ResponderEliminar