terça-feira, 13 de outubro de 2015

A Polícia veio à escola

Numa das conversas da manhã surgiu um debate sobre os polícias. Uns diziam que são bons, outros que são maus. Uns têm medo dos polícias outros acham que só existem para passar multas. Uns querem saber onde guardam as algemas e outros se é mesmo verdade que têm armas. As dúvidas eram muitas e achei importante que ficassem esclarecidas diretamente da fonte. Contactámos a Escola Segura - um programa da Polícia da Segurança Pública - e perguntámos-lhes se queriam vir à nossa sala. 

O convite foi recebido com muito entusiasmo e em três dias recebemos os nossos convidados. Um misto de ansiedade, emoção e algum medo sentia-se nesta sala. Em alguns minutos o medo deu lugar à segurança e todos puderam colocar as suas questões. Os quatro agentes que vieram à nossa sala foram excecionais. Responderam a todas as perguntas, mostraram-nos as suas algemas - que pudemos experimentar. Falaram-nos de proteção e segurança e ainda nos deram alguns conselhos muito importantes, 


Nós mostrámos o nosso projeto, falámos do que sabíamos e do que pensávamos, mesmo que muitas vezes não fosse de encontro ao real. Os quatro polícias desmistificaram alguns assuntos e ajudaram a separar o que é real do que vemos na televisão. 


No final pudemos ouvir a sirene da mota dos polícias e perceber para que ela existe e como funciona - que também era uma das perguntas iniciais do projeto. Pudemos ainda experimentar a sensação de ser polícia por uns segundos. Partilhámos desejos e contámos segredos... acima de tudo passámos a ter muita confiança nos polícias. 


Foi um visita espetacular. Obrigada à Equipa de Programa Escola Segura e à PSP do Comando Metropolitano de Lisboa por todo o seu apoio e disponibilidade. 

Sem comentários:

Enviar um comentário