domingo, 29 de novembro de 2015

"Tenho uma novidade para contar!"

Na nossa sala, o dia começa e termina em Reunião de Conselho. Também é em Conselho que se inicia e encerra a semana. Mas afinal o que é isso da reunião de Conselho?


O Conselho de Cooperação de turma é uma estrutura de cooperação educativa, que permite a participação democrática partilhada direta de todos, isto é todos os elementos da comunidade de aprendizagem gerem diretamente o espaço, o tempo, o currículo e a avaliação. (MEM)

Na prática, o Conselho é uma conversa participada por todos e mediada pelo educador onde se avaliam atitudes e o trabalho realizado, através de instrumentos de pilotagem. É no Conselho que se planifica o dia e se fazem escolhas. É também neste espaço que se faz o balanço do dia e da semana e onde se debatem e esclarecem conflitos. 



"As atitudes, os valores e as competências sociais e éticas que a democracia integra, se constroem enquanto os alunos com os professores, em cooperação vão experimentando a própria democracia na escola” ( Niza) 

O Conselho permite ao educador gerir de forma cooperada todo o trabalho da sala, respeitando as decisões tomadas, promovendo a participação de todas as crianças e co-responsabilizando todos pelo que ficou decidido.


Hoje queria falar especificamente do momento da reunião da manhã. Todos os dias começamos a jornada ao "redor da mesa grande". Cada criança vai tomando a vez para falar. Os responsáveis da semana apoiam a gestão deste momento. Dão a palavra, seguindo a lista dos nomes das crianças que se inscreveram para "contar, mostrar ou escrever" uma novidade.




Este é, sem dúvida, o momento que alimenta o dia. Desta conversa partilhada, deste estarmos juntos, surgem a maior parte dos projetos, propostas de jogos, perguntas difíceis que queremos pesquisar, trabalhos de matemática, dúvidas de português, histórias que queremos ouvir, bolos para partilhar, sorrisos envergonhados e gargalhadas generosas. É um momento privilegiado para a partilha da cultura... para observar as cumplicidades de todos e perceber como se entreajudam...



Este é o meu momento preferido do dia - o momento em que nos tornamos grupo... o momento em que nos tornamos comuns!

2 comentários:

  1. Que máximo! Todos os dias de manhã ouvimos falar da reunião da manhã!

    ResponderEliminar
  2. Gostei de tudo, mas, especialmente de "perguntas difíceis que queremos pesquisar" e de "o momento em que nos tornamos comuns!"

    ResponderEliminar