terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Londres mais perto que nunca

Há um tempo atrás, numa reunião da manhã, a Matilde e a Madalena A. traziam notícias parecidas: A mãe da Madalena ia para Londres em trabalho e o Pai da Matilde estava em Londres a trabalhar. As perguntas começaram a surgir. Que sítio é esse? O que se faz lá? A Sofia já tinha visitado Londres, o ano passado, nas férias. Os pais do Afonso também já lá tinham estado num fim-de-semana em que ele ficou em casa da Matilde. Londres passou a estar na ordem do dia! Todos queriam saber coisas sobre Londres. Mandámos um email aos pais que estavam pela cidade, para nos trazerem toda a informação que pudessem. Impossível descrever em palavras tudo o que recebemos... seguem-se imagens. Imagens do material que recebemos, do cartaz que fizemos, do projeto que concluímos, com imensas perguntas respondidas. Hoje foi dia de comunicação. Que orgulho ver este grupo partilhar, desta forma, com as salas da Marta e do Álvaro, tudo o que aprenderam. 


Sabiam que em Londres as casas são feitas de tijolo laranja ou vermelho, numa construção típica da cidade e que há um bairro que é todo às cores? 

Sabiam que em Londres se conduz ao contrário e o volante é do lado direito? Que as pessoas preferem andar de bicicleta, metro ou de autocarro, porque a vida por lá é muito cara?

Sabiam que Londres tem imensos monumentos e museus para visitar? Que é uma cidade cheia de espetáculos, musicais e teatros... que há mais de 100 salas com espetáculos para as pessoas poderem ver?

Sabiam que em Londres há esquilos nos parques e que mesmo perto do rio Tamisa há uma roda gigante - o London Eye - de onde se vê toda a cidade?

E, sabiam que em Londres há uma princesa de verdade e um príncipe. Que há uma rainha? Uma rainha que tem muitas jóias e guardas? 


Sabiam que Londres tem uma rainha porque existe lá uma monarquia e que nós temos um presidente da República? 


Foram tantas, tantas as coisas que aprendemos!!!


Este projeto não teria sido o mesmo sem o contributo das famílias... recebemos mapas, postais, bilhetes de avião e de metro, recebemos fotografias e (não podíamos deixar de falar disto) recebemos a mais bela carta de amor, do Mundo... de um tio ternurento para um sobrinho doce! Confiram aqui: "From London with love!"


Depois de tanta aprendizagem, de tanta descoberta e de tão grande partilha, terminámos este projeto de coração cheio e com um sentimento de "asas nos pés." Sim, nesta sala, todos sentimos que podemos voar. 


Passem pela nossa sala e vejam com os vossos próprios olhos, a riqueza deste projeto!

2 comentários:

  1. O vosso projeto tocou-me bastante. É uma pena ter de ver de longe essas mentes brilhantes a crescerem. Mas ainda bem que existem estas tecnologias (no seu lado positivo) que nos permitem estarmos mais perto a uma velocidade incrível. Não estamos frente a frente mas é melhor do que nada. Adorei o resultado final :) E que tudo seja sempre feito com muito muito amor <3

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez: espetacular! Muito, mas mesmo muito bom! Também gostei muito da carta. É complicado isto da emigração e do pessoal se ter que separar das famílias, mas há novas oportunidades que surgem.
    Anseio pelo dia em que a Escócia se torne independente, mas parece que os próprios não o querem muito!
    Parabéns a todos!

    ResponderEliminar