quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Ouvir. Pensar.

Esta semana recebemos a Ana Mourato na nossa escola para nos perdermos nas suas palavras e emoções com a sua capacidade para contar histórias. 

"Contar histórias a um público bebé é uma experiência social, é uma atividade criativa, expressiva, que envolve a imaginação e a relação interpessoal. O livro para a infância cumpre um papel de continente da relação entre o mediador da palavra e o bebé, permitindo, através da proximidade física e sensorial, pequenas aprendizagens do foro cognitivo e relacional proporcionando paralelamente sensações de conforto e segurança, fatores essenciais neste início de percurso desenvolvimental. A abordagem do livro implica uma forma mais complexa de comunicação, o seu vocabulário é mais amplo, e este, associado à imagem e aos processos de descoberta e de interação que as obras propõem, torna-se um precursor excelente e um ótimo suporte para o desenvolvimento da linguagem e para a promoção da literacia."

Mais do que ouvir a Ana, as crianças envolveram-se na história e participaram com perguntas, interjeições e muitas gargalhadas. 


A sua expressividade e encantamento cativaram-nos desde o primeiro segundo e cada história ouvida foi um momento de puro prazer. 


Este atelier permitiu que cada criança usufruísse de um momento de prazer, de relação e comunicação através do livro. Com base no suporte material e no mote dado por alguns sons foram nos apresentadas dois livros acompanhados por diferentes recursos criativos que deliciaram todos os que assistiam. 

Sem comentários:

Enviar um comentário