quarta-feira, 7 de março de 2018


Há uns dias trouxe para a sala o livro "Da cabeça aos pés" do Eric Carle como ponto de partida para falarmos sobre as partes do corpo humano. Partindo deste livro descobrimos diferentes partes do corpo e brincámos com posturas corporais tal como livro sugere. O livro é simplesmente maravilhoso, com umas ilustrações geniais como o Eric Carle já nos habituou. «Sou um pinguim e viro a minha cabeça. E tu, consegues fazer assim? Eu, sim.» Os animais mexem os seus corpos de formas muito diferentes - tal como os humanos. Podemos observar os gorilas, os camelos e outros animais a bater no peito, a dobrar os joelhos, a arquear as costas e até a curvar o pescoço… Porém, o mais divertido é se o leitor responder ao desafio deste livro, juntando-se e imitando o pinguim, a girafa o búfalo e outros mais. Da cabeça até à ponta dos pés, irá certamente retorcer-se, balançar-se e rir à gargalhada, à medida que os for tentando acompanhar!  E foi mesmo isso que aconteceu. Lemos e fizemos tudo o que livro dizia e rimos a cada página virada ao mesmo tempo que aprendíamos as diferentes partes do corpo.


Partindo da história fomos fazer uma silhueta do corpo humano que depois decorámos com pequenos pedaços de tecido. 


Aquele grande corpo foi tomando forma e com a ajuda de todos fomos relembrando as diferentes partes do corpo que tínhamos aprendido no livro e outras que já sabíamos. 


No fim, demos-lhe um rosto e foi assim que juntos identificámos as diferentes partes do corpo que já conhecemos.




A Sara (a estagiária que está agora na nossa sala) lembrou-se de fazer um puzzle gigante com as algumas partes do corpo para podermos consolidar as nossas descobertas. 


O jogo ficou na nossa sala e, de vez em quando, gostamos de o jogar. É uma forma muito divertida de brincar e aprender.


Nas paredes da sala ganhámos um novo cartaz que nos ajuda a lembrar as partes do corpo que conhecemos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário