segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Matemática

Na nossa sala gostamos de aproveitar todas as situações para trabalhar a matemática. A visita de estudo ao quartel dos bombeiros não foi excepção! Quisemos saber quantos meninos tinham ido nesta visita. Contámos os meninos da nossa sala e depois os meninos da sala da Vera. Tivemos de os desenhar para conseguirmos chegar ao total de meninos. Foi a maneira que eles descobriram para representar matematicamente estes cálculos.
Em seguida quisemos saber quantas meninas e quantos meninos e resolvemos então representar com bolinhas. as conclusões que foram surgindo, foram deliciosas. Percebemos que se soubéssemos o número total de meninos e número de meninas, conseguíamos descobrir quantos meninos foram. Foi mesmo uma tarde divertida de descobertas matemáticas. Os matemáticos de serviço foram o Rodrigo V. , o David, a Inês e a Joana. Amanhã vão comunicar todas estas descobertas ao restante grupo.
(Clicar na imagem para aumentar)

3 comentários:

  1. Este trabalho está muito giro. O Rodrigo chegou a casa todo entusiasmado com este trabalho e contou-nos o que esteve a fazer ao promenor.
    Disse-nos também que já sabe contar de dois em dois, foi o máximo!!

    Parabéns Marta por mais uma excelente ideia.

    ResponderEliminar
  2. Eles gostaram mesmo de fazer este trabalho, e agora também andamos a treinar as contagens, de 2 em 2, de 5 em 5. Vamos ver o que ainda vamos aprender e descobrir até ao final do ano! Eles estão muito despertos receptivos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. O "matemático de serviço" cá de casa não disse nada, mas tenho a certeza que adorou fazer este trabalho, pois classificar, contar, ordenar, são alguns dos seus fortes ;) Uma óptima ideia, Marta, e muito bem aproveitada. Todos estão de parabéns!
    Bjs

    ResponderEliminar