terça-feira, 19 de maio de 2009

O antigamente está presente

Esta semana entraram pela nossa sala situações, filmes e aparelhos do antigamente. Tem sido uma risada, um divertimento, afinal no antigamente (apesar de preto e branco) a vida era muito divertida. Brincava-se aos berlindes e ao pião, os avós viam televisão sem cores, os filmes tinham um estilo cómico e musical, e as histórias tradicionais (algumas conhecidas de agora) passavam projectadas em filme mudo. E nós temos tido contacto com tudo isto... e muito mais!!!


A televisão antiga da avó da Joana Cloetens (que funciona) fez as delícias dos meninos que até aproveitaram para ver o Zig Zag da RTP 2 logo pela manhã. A grande surpresa (ou talvez não) é que as imagens estavam a preto e branco. Giro, giro, foi o primeiro contacto com este objecto. Confrontados com a pergunta "O que é isto?" o espanto foi geral e depois timidamente vieram as respostas: "É uma torradeira!" - disse o Pedro Moita, não é nada, é um microondas, respondeu o Rodrigo Valadas, risada geral e depois a resposta certa "Eu acho que é uma televisão antiga!" - disse a Constança. Desfeitas as dúvidas, lá fomos contemplados com as imagens a preto e branco que como dizia a Margarida faziam lembrar os sonhos... ;-)













Entretanto também vimos estes dois filmes portugueses e estamos ansiosos por conhecer mais alguns deste género. Fartámo-nos de rir. Tem sido muito divertido!!!


A cereja em cima do bolo foi mesmo o projector antigo do avô da Marta que escondia histórias infantis!!! A tarde foi deliciosamente passada a ver pequenos filmes de histórias infantis, como a Carochinha e a Cigarra e a Formiga. A atenção era redobrada, pois todos queriam ouvir a história que a Marta contava enquanto dava à pequena manivela do projector que lentamente passava a fita... Uma verdadeira delícia. E aí por casa, há recordações desta altura em que as televisões eram a preto e branco? Contem-nos tudo!!!

2 comentários:

  1. Que dia tão fantástico. Eu estou encantada só de ler e ver as fotos.
    Imagino eles a tentarem adivinhar o que era a televisão a preto e branco.

    Eu lembro-me muito bem da televisão a preto e branco. Lembro-me da primeira televisão a cores que houve na casa dos meus pais. Era uma ITT Grunding, se a memória não me falha.
    Lembro-me de ir para fora de férias e nas férias as televisões serem a preto e branco. Regressar de férias era bom pela sensação de voltar a casa e por regressar à televisão a cores.

    Segundo as minhas pesquisas foi em 1980 que as emissões da RTP começaram a ser transmitidas a cores. Por isso eu teria pelo menos 8 anos(não me lembro ao certo em que ano a televisão lá chegou a casa).
    Lembro-me de só haver 1 canal e só haver desenhos animados em algumas alturas. Alturas em que o meu pai chamava (a assobiar) para irmos a correr ver.
    Que bom recordar tão atrás.
    Bjs
    Xana

    ResponderEliminar
  2. Recordar é viver, não é assim?!
    Tenho que dizer que não sou grande fã da cinematografia portuguesa a preto e branco, tirando um ou outro filme, o género sempre me pareceu para o bafiento … mas posso imaginar a curiosidade das crianças diante da raridade das imagens que esses filmes nos transmitem hoje, o que deve ter provocado muita risada, claro ;-)
    A verdade também é que eu não me lembro do mundo “a preto e branco” e a televisão a cores recordo-a como um objecto gigante e castanho-escuro, com um ecrã meio esverdeado. Também não me lembro da “primeira vez” que vi televisão, creio que terá entrado de mansinho em casa dos meus pais…mas a que tivemos durante anos, larga e espaçosa, deixei-a cair da mesa de rodinhas onde era o seu sítio, com a ânsia de ir ver os desenhos animados, chegada da escola. Teria 10 anos ou por aí, portanto, em plena década de 80. O engraçado da história é que o dito quadrado apenas sofreu “arranhões” nos seus lados e, mesmo estatelado no chão, continuou com imagem e som, servindo-nos ainda por muitos anos após este acidente - podia não ser a mais bonita das tv’s mas que era de qualidade (a de outros tempos!) lá isso…

    ResponderEliminar