quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O Elmer

Quem é que não conhece o elefante simpático e colorido que tem por nome Elmer???

Pois é, também na nossa sala o Elmer é bem conhecido e adorado por todos. Só nesta semana já lemos três livros deste elefante famoso: o original e primeiro livro do Elmer, o Elmer e o ursinho perdido e o Elmer e o grande dia.

Numa destas leituras deparámo-nos com a palavra manada! Não nos era estranha, mas não sabíamos o que queria dizer. Fomos investigar e descobrimos que manada é um conjunto de elefantes. "Então e se fosse um conjunto de porcos?" - perguntei eu. Mais umas pesquisas e aprendemos outros nomes colectivos: vara, multidão, bando, cardume... entre outros. Claro que não decorámos todos, mas aos poucos vamos memorizando! A par de todo este trabalho, também fizemos bonitas ilustrações que estão à porta da sala. É só espreitar.

O mais divertido foi mesmo pintar e decorar um grande Elmer que veio embelezar a nossa sala. O rigor do traço e o preciosismo com que cada um pintou um quadrado foi digno de se ver. E a brincar desenvolvemos a motricidade fina!


Engraçado é ver que mesmo nas brincadeiras de sala o Elmer (agora em peluche) é um fiel companheiro!


4 comentários:

  1. São conhecimentos importantes mas ainda a precisar de reforço, pelo menos para alguns. Hoje cá por casa perguntava-se:
    "Ò mãe, e uma manada de flores chama-se como?"
    :)))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Desde o NIB que o Elmer faz sucesso lá em casa! Bj

    ResponderEliminar
  3. O Elmer está mesmo lindo.
    Ficou uma obra de arte. Parabéns aos artistas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Excelente trabalho! Parabéns! Adorei o blog e todas as actividades desenvolvidas! Bj

    ResponderEliminar